Grupo hospitalar investigado em operação da PF administra dois hospitais da região

No dia 1º de fevereiro, o Grupo Hospitalar Ana Nery assumiu a gestão do Hospital São Miguel, em Gramado, sendo esta a segunda instituição hospitalar administrada pelo grupo na região, já que o mesmo também é responsável pelo Hospital São José, de Dois Irmãos.

LEIA TAMBÉM: “Pode ser uma carta”: Polícia revela que havia manuscritos na cela onde Deise Moura dos Anjos foi encontrada morta

Nesta quinta-feira (13), o grupo ganhou destaque nacional ao ser alvo da investigação realizada pela Polícia Federal (PF) na Operação EmendaFest, que apura desvios de verbas em emendas parlamentares destinadas ao Hospital Ana Nery, em Santa Cruz do Sul.

PF investiga possível desvio em emendas parlamentares destinadas ao Hospital sediado em Santa Cruz | abc+



PF investiga possível desvio em emendas parlamentares destinadas ao Hospital sediado em Santa Cruz

Foto: Polícia Federal

A PF cumpriu ordens judiciais no hospital sediado no município do Vale do Rio Pardo, e também nas cidades de Estrela, Rosário do Sul, Venâncio Aires, Lajeado, todas no Rio Grande do Sul, além da capital federal, Brasília. Ao todo foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão e dois mandados de busca pessoal.

Duas pessoas investigadas foram afastadas das funções públicas suspeitas de envolvimento com os desvios. Segundo a PF, nenhum outro hospital de responsabilidade do Grupo Ana Nery foi investigado nesta etapa da operação.

Empresa diz estar colaborando

Em nota divulgada à imprensa, o Hospital Ana Nery se disse surpreendido com a ação da PF. Mesmo assim, afirma estar auxiliando na investigação e “prestando total colaboração às autoridades, fornecendo prontamente todos os documentos solicitados e colocando-se à disposição para contribuir com o esclarecimento dos fatos.”

No texto, o hospital afirma que seguirá com a mesma postura no decorrer da apuração policial “para que seja conduzida com a máxima celeridade e transparência.” 

Nota na íntegra

“O Hospital Ana Nery, referência em saúde e bem-estar desde sua inauguração em 1955, reafirma seu compromisso com a transparência, a integridade e o pleno cumprimento das normas legais.

Na manhã desta quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025, a instituição tomou conhecimento, com surpresa, da operação EmendaFest. Desde então, tem prestado total colaboração às autoridades, fornecendo prontamente todos os documentos solicitados e colocando-se à disposição para contribuir com o esclarecimento dos fatos.

O Hospital Ana Nery reitera seu compromisso com a ética e a legalidade e seguirá colaborando com as investigações para que sejam conduzidas com a máxima celeridade e transparência.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.