Jeep Commander troca de coração e ganha mais saúde | Impressões

Quem vê cara, não vê coração? O Jeep Commander debutou no Brasil em 2021 como opção para quem precisa de mais espaço e a possibilidade de levar até sete ocupantes. A novidade da linha 2025 do SUV é a introdução do novo propulsor 2.2 turbodiesel, já incorporado à caminhonete Ram Rampage, substituindo a mecânica 2.0 turbodiesel.

À venda na configuração Overland por R$ 309.990, o novo motor do SUV de sete lugares da Jeep entrega 200 cv e 45,87 kgfm a partir de 1.500 rpm, o que melhora as retomadas de velocidade e a disposição ao rodar. Esse novo conjunto adicionou 30 cv e 7,17 kgfm em relação ao antigo 2.0 TD380 (170 cv e 38,7 kgfm).

Mais potente e com um fôlego extra, a introdução da nova mecânica resultou em uma relação peso-potência de 9,71 kg/cv (antes, era 11,22 kg/cv), garantindo acelerações mais ágeis. Além disso, o novo motor tem um ronco mais refinado, distante do som tradicional dos motores turbodiesel, seja ao conduzir suavemente ou ao esticar as nove marchas da caixa automática.

Jeep Commander Overland 2.2 cinza parado de traseira na grama
Jeep Commander Overland 2.2 [Auto+ / Rafael Dea]

Esse conjunto mecânico, segundo o fabricante, permite que o SUV alcance 100 km/h em 9,7 segundos, com velocidade máxima de 207 km/h. São números superiores aos do motor anterior, que fazia o mesmo em 11,6 segundos e atingia 197 km/h de máxima.

Desenvolvido globalmente para atender às necessidades da América do Sul, o novo motor 2.2 turbodiesel conta com cabeçote de alumínio e duplo comando de válvulas, coletor de admissão variável, injeção de diesel de alta pressão (2.000 bar), turbocompressor com geometria variável e wastegate elétrica.

Além disso, o sistema de arrefecimento inclui intercooler ar-água e duplo circuito de refrigeração do motor. Já o sistema de exaustão possui duplo sistema de recirculação de gases (EGR) e pós-tratamento com injetor de ureia arrefecido por líquido, tudo controlado por uma única central eletrônica.

De acordo com o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, o consumo é de 10,3 km/l (cidade) e de 13,4 km/l (estrada) ao passo que o propulsor 2.0 turbodiesel entregava médias de 10,2 km/l e 13,2 km/l, respectivamente, para comparar.

Melhorias dinâmicas no Jeep Commander

Essa atualização mecânica beneficiou o Jeep Commander Overland e a nova mecânica 2.2 turbodiesel aparece na Ram Rampage Big Horn (R$ 237.990), Rebel (R$ 265.990) e Laramie (R$ 278.990). Mesmo ao explorar o desempenho do SUV no Circuito Panamericano, em São Paulo, o isolamento acústico surpreendeu, mantendo a cabine silenciosa mesmo em altas velocidades.

O SUV também ganhou novas rodas de liga leve de 19 polegadas, com pneus 235/50, que além de melhorar o visual, ajudam na dinâmica do carro. O design das novas redondas deixa aparente os freios dianteiros, agora com 330 x 28 mm de diâmetro, o mesmo conjunto utilizado na Ram Rampage. Esses discos são maiores que os 305 mm da versão anterior para lidar com o aumento de desempenho. Na traseira, os discos continuam com 320 x 12 mm.

As suspensões seguem bem calibradas, permitindo uma condução afiada, mesmo com os 4,94 m de comprimento e 2,98 m de entre-eixos. O conjunto frontal utiliza arquitetura McPherson, enquanto a traseira é multilink, reduzindo a rolagem da carroceria em curvas. Além disso, a carroceria não apresenta tendência de mergulho nas frenagens mais intensas, e a direção elétrica é rápida tanto ao esterço quanto ao retorno.

Tecnologia e espaço interno

O Jeep Commander Overland possui um pacote de equipamentos generoso. Os bancos frontais possuem ajustes elétricos, e a coluna de direção é amplamente regulável em altura e profundidade, permitindo encontrar uma posição de dirigir confortável com facilidade.

A visibilidade é boa, aliás, a cabine se destaca pelo acabamento sofisticado e pela atenção aos detalhes. O quadro de instrumentos é totalmente digital, com tela de 10,25 polegadas, enquanto a central multimídia de 10,1 polegadas oferece conectividade Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

Entre os equipamentos de série da versão Overland, estão o carregador de smartphone por indução, sistema de som premium Harman-Kardon e teto solar panorâmico. Para os passageiros do banco traseiro, há um bom espaço para as pernas graças ao entre-eixos de 2,79 m e estão presentes saídas de ar dedicadas com controle de intensidade do vento.

O porta-malas também é versátil: comporta 661 litros com cinco ocupantes, 233 litros com sete passageiros e até 1.760 litros com a segunda e a terceira fileira rebatidas possibilitando transportar objetos volumosos.

Para acessar a terceira e última fileira de bancos, não é preciso fazer contorcionismos. Lá atrás, pessoas de estatura mediana encaram viagens curtas com razoável conforto e contam com porta-copos e uma entrada USB-A para recarga de dispositivos.

Segurança e capacidades off-road

Em segurança, o Jeep Commander Overland conta com o pacote ADAS de nível 2, incluindo alerta de colisão com frenagem automática, monitoramento de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, assistente de permanência em faixa, frenagem de emergência para pedestres e ciclistas, detector de fadiga, reconhecimento de placas de velocidade, faróis com comutação automática e assistente de estacionamento.

Para quem encara trilhas, o modelo traz tração 4×4 com reduzida, seletor de terrenos com três modos (Sand/Mud, Snow e Auto) e assistente de descida (HDC). Ele ainda tem altura livre do solo de 21,2 cm, ângulo de entrada de 26° e de saída de 24°. O Jeep Commander Overland 2025 conta com cinco anos de garantia e assistência 24 horas em todo o território nacional.

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