PF acha saco de dinheiro e carro raro em ação contra fraude eleitoral

Na manhã desta quinta-feira (13/2), a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Astreia para desarticular uma organização criminosa envolvida em diversos crimes relacionados às eleições municipais de Nilópolis (RJ) em 2024. A ação investiga delitos como compra de votos, fraude à cota de gênero, apropriação indevida de recursos eleitorais e lavagem de dinheiro.

Durante as diligências, agentes federais apreenderam um veículo de grande valor histórico e colecionável: um Ford Shelby V8 302, encontrado na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O carro, uma raridade entre colecionadores e entusiastas de automóveis clássicos, foi identificado como parte dos bens adquiridos pelo grupo suspeito com recursos de origem ilícita.

A investigação teve início em outubro de 2024, quando 24 pessoas foram presas em flagrante em Nilópolis, portando grandes quantias em dinheiro, supostamente destinadas à compra de votos. Com o aprofundamento das apurações, a PF descobriu um esquema de corrupção eleitoral sofisticado, envolvendo candidaturas fictícias e uma rede de apoio que incluía políticos locais e servidores públicos.

Além do veículo de colecionador, a operação resultou na apreensão de R$ 172 mil em espécie na residência do principal alvo, além de celulares, mídias e documentos que podem aprofundar as investigações.

Os crimes investigados incluem organização criminosa, corrupção eleitoral, fraude à cota de gênero, apropriação indevida de recursos eleitorais e lavagem de dinheiro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.