Prefeitura de São Leopoldo recolhe cavalo utilizado para tração de carroça

O Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) Ipson Pavani, da Guarda Civil Municipal (GCM), recolheu o cavalo flagrado tracionando uma carroça durante ação da Prefeitura de São Leopoldo, na Chácara dos Leões. De acordo com o secretário de Proteção Animal Cláudio Giacomini, apesar da situação irregular, o animal estava em bom estado de saúde.

O cavalo foi recolhido nesta quarta-feira (12), e levado até a propriedade da Gestta, em Gravataí, onde a administração mantém cerca de 60 equinos recolhidos em situação de maus-tratos. A propriedade foi escolhida por meio de licitação para o cuidado dos animais.

A legislação municipal proíbe a circulação de veículos de tração animal nas vias de São Leopoldo pela Lei 8.609/2017. Embora a lei tenha sido publicada há oito anos, a sua aplicação ocorreu de forma gradativa. Com isso, a proibição total existe desde 2022.

ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL VS NO WHATSAPP

O custeio das diárias dos animais é pago pelo governo municipal. Esses cavalos esperam por adoção e pessoas interessadas precisam apresentar documentação que comprove que possui uma propriedade rural que possa oferecer conforto ao animal. Os equinos disponíveis para adoção podem ser conhecidos no site Gestta São Leopoldo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.