Trabalhadores da General Motors terão contratos suspensos a partir de abril; entenda

A General Motors (GM) terá ao menos duas pausas na produção do Onix e Onix Plus nos primeiros meses de 2025 em Gravataí. O Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí (Sinmgra) confirmou que além dos 20 dias de férias e 10 dias de day off a partir da próxima segunda-feira (17), os trabalhadores terão mais 68 dias de lay-off entre os meses de abril e junho.

GM em Gravataí  | abc+



GM em Gravataí

Foto: General Motors

Conforme o presidente do Sinmgra, Valcir Ascari, o acordo foi sacramentado após reuniões com a montadora e uma assembleia entre os funcionários. A GM afirmou que a decisão ocorre devido a “adequações de mercado.”

LEIA TAMBÉM: SUV elétrico é o primeiro lançamento revelado pela GM em 2025

Ascari detalha que após as férias coletivas e o day off, os veículos voltam a ser produzidos no dia 17 de março. No entanto, o retorno vai durar pouco mais de 30 dias, isso porque no dia 22 de abril uma nova parada está programada, desta vez no sistema lay-off, ou seja, com a suspensão dos contratos.

“Isso não significa que os trabalhadores ficarão desamparados”, garante. De acordo com o presidente, os cerca de 1 mil funcionários terão o adiantamento do Programa de Participação nos Resultados (PPR), 13º salário e vão continuar recebendo o Vale-Alimentação (V.A).

  • CLIQUE NESTE LINK PARA SE INSCREVER NA NEWSLETTER DO ABCMAIS

Como parte da negociação, os trabalhadores da GM e outras empresas que fazem parte do complexo, também garantiram multa de dois salários integrais em caso de demissão na volta da produção. “Isso deixa todos mais seguros, não devemos ter demissões”, completa Ascari.

Assemleia do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí | abc+



Assemleia do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí

Foto: Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí

Garantias

Apesar da suspensão e da redução de até 10% na produção anual de veículos, a GM garantiu que os investimentos, que devem alcançar R$ 1,2 bilhão na planta de Gravataí, estão mantidos. Além disso, um novo veículo, chamado de Projeto Carbon, será fabricado no Rio Grande do Sul.

O novo modelo tem seu lançamento previsto para o primeiro semestre de 2026. Os modelos do Onix e Onix Plus também serão renovados para o próximo ano.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.