EUA: mapa do serviço geológico buga após mudança para Golfo da América

O mapa do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) apresentou vários erros após a mudança da nomenclatura do Golfo do México para “Golfo da América”. A falha, notada por usuários nesta sexta-feira (14/2), resultou em alterações na geografia de diversos países, incluindo Brasil, Israel e Reino Unido.


Entenda o “Golfo da América”

  • No primeiro dia de governo, Donald Trump assinou uma ordem executiva renomeando o Golfo do México para “Golfo da América”, justificando a mudança como uma questão de justiça.
  • Com 1,55 milhão de km², o golfo banha EUA, México e Cuba, sendo uma região rica em petróleo e estrategicamente relevante.
  • A mudança teve um efeito mais simbólico do que prático, gerando apoio entre nacionalistas nos EUA, mas sendo rejeitada por México e Cuba.
  • Plataformas como o Google passaram a exibir os dois nomes para usuários fora dos EUA.

O USGS é responsável por pesquisas científicas em áreas como geologia, geografia e recursos hídricos, sendo amplamente utilizado no monitoramento de terremotos ao redor do mundo. A ferramenta topográfica do serviço foi a mais afetada pelo erro.

Uma das falhas foi a troca dos oceanos. O Brasil, por exemplo, aparece banhado pelo Oceano Pacífico em vez do Atlântico. A confusão também ocorre em outras regiões, como no Mar Mediterrâneo.

Em Israel, uma área foi identificada como “No man’s land” (“Terra de Ninguém”), apesar de essa designação não ser mais válida. Essa faixa territorial foi desmilitarizada entre Israel e Jordânia após a Guerra Árabe-Israelense de 1948, mas deixou de existir em 1967, quando Israel a incorporou após a Guerra dos Seis Dias.

Além disso, a Cisjordânia e a Faixa de Gaza foram representadas como territórios em disputa.

Outro erro ocorreu no Reino Unido, que apareceu quase dividido ao meio por uma faixa de água. Além disso, diversas áreas costeiras apresentaram distorções, fazendo com que cidades como Amsterdã aparecessem parcialmente submersas.

Veja:

3 imagens

Brasil aparece banhado pelo Oceano Pacífico em mapa do USGS

Reino Unido aparece dividido por faixa de água em mapa do USGS
1 de 3

Mapa do serviço geológico dos EUA coloca área de Israel como “Terra de ninguém”

USGS/Reprodução

2 de 3

Brasil aparece banhado pelo Oceano Pacífico em mapa do USGS

USGS/Reprodução

3 de 3

Reino Unido aparece dividido por faixa de água em mapa do USGS

USGS/Reprodução

Os problemas foram detectados em um filtro que permite a visualização do mapa topográfico do planeta. Até o momento, o USGS não comentou oficialmente sobre as falhas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.