Floripa Airport: abertura de mercado põe Chile em 2° lugar no turismo internacional

IMG 20250214 WA0004 Floripa Airport: abertura de mercado põe Chile em 2° lugar no turismo internacional

Destino Floripa & Região capacitou agentes e operadores de viagem no país vizinho e atuou por ampliação da oferta de voos (Divulgação/Destino Floripa)

O chileno é o segundo turista internacional em passagem pelo aeroporto de Florianópolis nesta temporada, atrás somente do argentino. De dezembro a março, incluindo todos os bilhetes já emitidos para esse período, o Chile terá 800 voos desembarcando na Capital catarinense, enquanto a Argentina soma 2.216 voos com desembarque no Floripa Airport. O número de voos com origem no Chile é quatro vezes a soma das aeronaves que pousam vindo dos demais países que têm Florianópolis como destino: Panamá (70), Portugal (52), Paraguai (44) e Uruguai (37).

O Chile foi alvo de diversas ações para abertura de mercado e ampliação de voos no último ano e atualmente conta rotas para Santa Catarina partindo de cinco cidades – Santiago, La Serena, Concepción, Antofagasta e Iquique. Uma das iniciativas com grande destaque no Chile foi o Florianópolis Day, realizada pelo Destino Floripa & Região. A ação é um workshop realizado pela entidade em potenciais mercados emissores de turistas que, somente em 2024, capacitou mais de 200 operadores de turismo e agentes de viagem para a venda de Florianópolis e cidades vizinhas aos chilenos. Nele são apresentados todos os potenciais da região, com foco no turismo o ano todo.

“Diversificar o turista e promover o destino como atração todos os meses do ano é uma questão chave para a sustentabilidade dessa atividade, que é tão relevante para a economia, sendo grande geradora de emprego e renda. Dessa forma contornamos eventuais instabilidades econômicas e outros fatores que possam prejudicar a vinda de visitantes tradicionais, seja de nosso país ou de vizinhos como a Argentina, um grande emissor que por alguns anos teve seu público reduzido aqui”, considerou o presidente do Destino Floripa & Região, Mario Costa Junior.

Será justamente o promissor mercado chileno o destino do primeiro Florianópolis Day de 2025, em abril, que será ampliado. Além do workshop, o Destino Floripa fará uma Blitz durante quatro dias para visitações a operadoras e agências chilenas para divulgar os atrativos locais, de forma pontual. Em 2024, além de abrir mercado no Chile, a entidade também realizou o Florianópolis Day em novos e potenciais mercados do Sudeste brasileiro – no interior de Minas Gerais e de São Paulo -, e ainda na Argentina, Uruguai e Paraguai, além de marcar presença em Portugal e participar das tratativas para o voo direto com Lisboa e com o Panamá.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.