Lodo na garrafa de água mata? Jovem viraliza ao contar causa da morte de amiga da família

Nesta semana, os internautas foram pegos desprevinidos após uma jovem viralizar ao contar uma história inusitada: uma amiga da família teria falecido por ter tomado lodo durante muito tempo, encontrado na garrafa de água. Mas isso é possível?

VEJA TAMBÉM: VÍDEO: História de pescador? Não! Homem é engolido por baleia e imagens são impressionantes

É possível morrer por conta do lodo na garrafa de água? | abc+



É possível morrer por conta do lodo na garrafa de água?

Foto: Ketut Subiyanto/Pexels

A infectologista Marina Rodrigues, professora do curso de Medicina da Universidade Feevale, afirma que podem acontecer mortes por conta da contaminação em garrafas de água. Entretanto, o motivo não está na garrafinha em si, mas nas bactérias e fungos que podem estar escondidas ali.

Esses microorganismos aparecem quando as garrafas são má higienizadas, ou simplesmente não são lavadas, e até na água esquecida de um dia para o outro. Segundo ela, ambos “são locais que pode haver a proliferação de bactérias ou fungos”.

É nessa água esquecida e no “lodo”, que aparece nas partes da garrafa, como as borrachas ou anéis de silicone, usados nas tampas para a vedação, que pode conter um acúmulo de microorganismos, o que é chamado de biofilme. 

Essas bactérias chegam ali pelo contato com a boca e as mãos não lavadas, explica Marina .São essas bactérias que podem ser uma fonte de contaminação, levando a consequências graves para a saúde.

ENTENDA: Pare imediatamente de dizer esta frase para o seu filho antes que seja tarde demais

O que acontece ao beber água com “lodo”?

Ingerir os microorganismos que estão no lodo, em grandes quantidades, pode causar desde intoxicação gástrica até síndromes diarreicas (gastroenterites), além de infecções respiratórias, de acordo com Marina. “Em último caso, poderiam levar a óbito”, pontua.

Porém, o risco é maior para crianças, idosos e imunocomprometidos. “Para a grande maioria das pessoas, que têm o sistema imunológico saudável, o contato ocasional com essas bactérias e fungos não causa problemas, na maioria das vezes”, explica.

SE INSCREVA NA NEWSLETTER DO ABCMAIS

A melhor frequência para limpar a garrafa de águe e como

Nada de deixar a garrafa para lavar amanhã. A professora afirma que a frequência correta é lavar os recipientes todos os dias. Ela também explica como fazer a higienização da forma certa. Confira:

No caso das borrachas:

  • Se puder, retire o anel de silicone;
  • Deixe de molho na água morna com bicarbonato de sódio;
  • Após algumas horas, escove.

No caso da garrafa por dentro:

  • Use água e sabão neutro;
  • Escove toda a superfície.

No caso da tampa e bocal:

  • Use água, sabão neutro e bicarbonato de sódio;
  • Esfregue o local até sair a sujeira.

“A limpeza manual com fricção é a mais efetiva para remoção desse lodo contendo biofilmes de microrganismos”, explica a infectologista. Se a limpeza for feita todos os dias, Marina afirma não ser necessário usar o bicarbonato sempre. Assim, ele seria utilizado “com uma frequência menor ou quando se observar alguma sujidade que não foi removida com a escovação”.

Existe ainda um produto que não é recomendado usar para lavar os copos e garrafas, inclusive por alguns fabricantes: todos que sejam a base de cloro. Isso porque há a possibilidade de diminuir a vida útil da mercadoriaa e até causar manchas. Por isso, o melhor é ficar apenas nos três produtos descritos acima na hora da limpeza.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.