Motorista de Porsche que espancou idoso já foi acusado de ser golpista

O motorista de Porsche identificado como Richard Henrique Julião, que agrediu um idoso de 78 anos na última quarta-feira (12/2), já foi acusado de dar golpes com um banco digital em julho de 2023. O jovem, que tinha 19 anos na ocasião, faria empréstimos a outras pessoas, pedindo parte do dinheiro como “garantia” para liberar o montante.

A declaração vem do depoimento de um amigo dele, Everton Gustavo de Lima Maximiano, dado após uma blitz policial. O processo foi obtido pela coluna. Julião, que dirigia um Kwid à época, não teria parado no bloqueio sob a justificativa de que não possuía habilitação.

Na revista, não encontraram itens ilícitos. O que chamou a atenção dos agentes, porém, foi a quantia de R$ 4.950 em espécie e três cartões em nome de Maximiano, que não soube informar a origem do dinheiro, guardados no porta-luvas.

Veja imagens:

4 imagens

Richard Henrique Julião, motorista de Porsche que agrediu idoso

Porsche de Richard Henrique Julião, homem que agrediu idoso
O autor do crime fugiu após as agressões
1 de 4

Richard Henrique Julião, motorista de Porsche que agrediu idoso

Reprodução

2 de 4

Richard Henrique Julião, motorista de Porsche que agrediu idoso

Reprodução

3 de 4

Porsche de Richard Henrique Julião, homem que agrediu idoso

Reprodução

4 de 4

O autor do crime fugiu após as agressões

Reprodução

Maximiano disse ter emprestado a conta bancária ao amigo, que pratica golpes de empréstimo. A namorada de Julião teria recebido os valores via Pix.

Diante desse caso, os policiais os levaram à delegacia. Também apreenderam os cartões e o dinheiro.

Em depoimento, o motorista negou realizar transações ilícitas e praticar golpes. Também disse que conseguiria provar a origem lícita do dinheiro e justificou usar a conta do amigo por não ter cartões para saque.

Além disso, confirmou ter conta no banco digital, mas explicou que não teria acesso, pois perdeu o “chip” e o “icloud” para ter acesso. O dinheiro viria do trabalho dele, como ajudante de caminhoneiro e revendedor de smartphones. Declarou ter salário de R$ 6 mil.

O caso se transformou em um inquérito para investigar os crimes de estelionato, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

No fim do ano passado, porém, o Ministério Público de São Paulo (MPSP) pediu o arquivamento da apuração por falta de provas. “O feito comporta arquivamento em relação aos crimes de estelionato, lavagem de dinheiro e associação criminosa, uma vez que nada se provou.”

Pouco mais de um ano depois, Julião agora aparece pilotando uma Porsche.

Agressão do motorista de Porsche a idoso

Julião espancou um idoso de 78 anos na noite de quarta-feira (12/2), em frente ao prédio onde a vítima mora, após o homem reclamar do barulho do Porsche, mostra vídeo. As imagens apontam para reclamações de moradores do prédio com o dono do carro, que acelerava o veículo para ostentar o som do motor.

Veja o vídeo:

O caso ocorreu na Avenida Presidente Castelo Branco, no bairro Aviação. Moradores do prédio, incluindo o idoso, desceram até a rua para pedir que parasse com o barulho do Porsche. O jovem, todavia, continuou.

Foi quando a vítima decidiu se aproximar do Porsche para conversar. Ao se aproximar, o idoso foi xingado e atingido por um chinelo. Depois, começou a desferir socos, derrubando-o no chão, que tentou se levantar, mas foi novamente agredido e derrubado.

Julião também ofendeu moradores. “Eu tenho dinheiro, sua pobre”, provocou o agressor, em fala que aparece no vídeo.

Segundo o boletim de ocorrência, o condutor do Porsche estava com um passageiro e um motociclista, também flagrados chutando a vítima antes de o afastarem. Os suspeitos fugiram.

Pessoas no local socorreram a vítima. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi acionado. Com hematomas na cabeça, rosto, nariz e olho, o idoso acabou levado para o Pronto-Socorro (PS) Central de Praia Grande.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que registrou o caso como lesão corporal e difamação pela Central de Polícia Judiciária (CPJ) da cidade. A Polícia Civil investiga o paradeiro do motorista do Porsche.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.