Professores da rede municipal anunciam greve a partir de segunda-feira (17), em Teresina


Os profissionais da educação ficarão de greve por tempo indeterminado e reivindicam aumento salarial maior do que os 6,5% anunciados pela Prefeitura. Professores da rede municipal de Teresina
Reprodução
Os professores da Rede Municipal de Teresina anunciaram, nesta sexta-feira (14), que planejam iniciar uma greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira (17). As aulas nas escolas municipais da capital iniciaram no dia 5 de fevereiro.
O profissionais reivindicam aumento salarial maior que os 6,5% anunciados pela Prefeitura e buscam a ajuda dos vereadores para que o Prefeito Silvio Mendes receba a Comissão de Negociação. Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (Sindserm), Sinésio Soares, a reivindicação da categoria é de que o aumento salarial seja de 22,07%.
Ao g1, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) informou que “o momento exige responsabilidade fiscal”, e que por isso não é possível conceder à categoria um reajuste maior que 6,5%. Confira a nota completa no final da reportagem.
O Sindserm argumenta que o reajuste de 22,07% é possível porque a Prefeitura recebeu em janeiro de 2025, cerca de R$ 83 milhões de repasse do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
“Já sabemos que entrou 83 milhões de reais, recorde histórico, na conta do FUNDEB em janeiro, e agora em fevereiro já entrou 28 milhões. Ou seja, é perfeitamente possível pagar os 22,07%. Esperamos que os vereadores, na terça-feira que vem em uma assembleia lá, nos ajudem a fazer com que o Sílvio negocie o reajuste que é devido aos profissionais de educação que tenham a qualidade do seu trabalho reconhecido no Brasil inteiro”, relatou Sinésio, presidente do Sindserm.
A decisão pela greve foi tomada em assembleia da categoria ocorrida na quinta-feira (13), na Praça da Bandeira, Centro de Teresina.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
NOTA DA SEMEC
Nota para a Imprensa
A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), concedeu um reajuste linear de 6,5% para professores e pedagogos da Rede pública Municipal de Ensino, percentual maior que o nacional (6,27%), retroativo a janeiro deste ano. E o indicativo do Projeto de Lei será encaminhado nos próximos dias para aprovação da Câmara.
A atual gestão está comprometida com a valorização dos profissionais da educação, mas, o momento exige responsabilidade fiscal, não sendo possível um reajuste maior que 6,5%.
A Prefeitura de Teresina segue empenhada em equilibrar as contas da educação municipal, garantindo que os direitos dos profissionais sejam cumpridos e que os investimentos na qualidade do ensino sejam mantidos.
ASCOM/SEMEC
Secretaria Municipal de Educação de Teresina
Prefeitura de Teresina
*Estagiária sob supervisão de Andrê Nascimento.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook e no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.