Quem é diretor de presídio afastado por suspeita de atuar para facção

O diretor da Penitenciária Estadual de Dourados (PED), Rangel Schveiger, foi afastado do cargo nessa quinta-feira (13/2) por suspeita de ligação com o crime organizado, especialmente com grupos de facções criminosas. A decisão faz parte da Operação Sátrapa, coordenada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), liderada pela Polícia Federal (PF).

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) confirmou o afastamento do diretor e anunciou a nomeação de interventores para garantir a continuidade da gestão da unidade prisional. Schveiger estava no comando da penitenciária desde setembro de 2023, quando assumiu o posto no lugar de Antônio José dos Santos, que também enfrentava denúncias de irregularidades.

O diretor-adjunto da PED também é alvo da investigação, e as autoridades não descartam a possibilidade de novos desdobramentos e mais envolvidos no esquema.

Operação Sátrapa

A Operação Sátrapa foi deflagrada na manhã de quinta-feira (13/02) e resultou no cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão nos municípios de Dourados (MS), Rio Brilhante (MS), Naviraí (MS) e Marília (SP).

Além do afastamento do diretor do presídio, a Justiça determinou que ele seja monitorado com tornozeleira eletrônica. A investigação começou em 2024, após informações apontarem que um policial penal estaria introduzindo drogas e celulares na PED.

Em julho do ano passado, o servidor foi preso em flagrante transportando cerca de 1,5 kg de drogas para o interior da unidade prisional.

Com o avanço das investigações, surgiram indícios de que outros policiais penais poderiam estar envolvidos em crimes dentro do presídio, incluindo ao menos um homicídio.

Um interno, que se apresenta como líder de uma facção criminosa, é apontado como mandante do assassinato. Atualmente, ele está recluso em um presídio federal. As autoridades também investigam a possível participação da companheira do detento, que é advogada, nos crimes.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.