TEMPESTADE NO RS: Defesa Civil emite alertas para alto volume de chuva e risco de alagamentos

Após enfrentar dias escaldantes, com temperatura em torno ou acima de 40ºC, a sexta-feira (14) foi de marcas mais amenas no Rio Grande do Sul, ao em relação ao período de atuação da onda de calor. As máximas ficaram em torno de 32ºC em diversas localidades.

FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP

 Defesa Civil emite alertas para alto volume de chuva e risco de alagamentos no RS  | abc+



Defesa Civil emite alertas para alto volume de chuva e risco de alagamentos no RS

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

Apesar o alívio térmico, agora, os gaúchos devem ficar atentos a outra condição meteorológica: os temporais. A Defesa Civil estadual emitiu um alerta para os próximos dias. De acordo com o aviso, mudanças na atmosfera fará com que chuvas e temporais retornem ao Estado com mais frequência e de forma mais generalizada.

Leia mais: Patinetes elétricos já têm data para estrear em Novo Hamburgo

Neste sábado (15), o fluxo de calor e a umidade favorecem o retorno da instabilidade sobre todo o território gaúcho, com chuva moderada a pontualmente forte, raios e temporais isolados. Conforme o prognóstico, os acumulados de precipitação devem ficar entre 20 e 40 mm/dia, podendo atingir 70 mm/dia no Nordeste, Oeste, Costa Dose e parte do Sul do Estado.

No domingo (16), áreas de instabilidade avançam do Oeste e da fronteira com o Uruguai, por causa da atuação de uma frente fria, um sistema de baixa pressão e fluxo do calor e umidade. Com isso, as precipitações se espalham pelo Estado com risco de temporais isolados, chuva moderada a forte, eventual queda de granizo e rajadas de vento entre 60 e 80 km/h, podendo ultrapassar de 90 km/h, isoladamente, na região metropolitana de Porto Alegre, Litoral Norte, Serra, Campanha, Oeste, Centro, Sul e Costa Doce. O volume de chuva varia entre 20 e 60 mm/dia, podendo atingir 90 mm/dia no Oeste, Campanha e Sul. 

Veja também: Apenas 10 locais estão impróprios para banho no RS; saiba onde

A Defesa Civil explica que na segunda-feira (17), a frente fria tende a assumir um padrão semi-estacionário sobre o território gaúcho. Com isso, pode haver chuva persistente de intensidade moderada a forte, acompanhada de descargas elétricas e temporais isolados com rajadas de vento de 50 a 70 km/h. Os acumulados de chuva podem oscilar entre 40 e 80 mm/dia, especialmente na metade norte do Estado, enquanto nas demais regiões, ficam abaixo de 30 mm/dia.

Alerta para alagamentos

Diante do cenário com a previsão de grande volume de chuva em curto período de tempo, o órgão estadual também emitiu alerta de risco hidrológico entre o domingo (16) e a segunda-feira (17).

“A condição hidrológica atual apresenta níveis entre os limiares de normalidade e baixos em todo o estado, com tendências variando entre estabilidade e declínio”, explica a Defesa Civil no comunicado. O órgão ainda enfatiza que embora haja uma breve recuperação da baixa disponibilidade hídrica devido às últimas chuvas, é indicada a condição de Atenção, para cidades que aparecem na área amarela do mapa [veja abaixo].

Confira: AONDE IR: Festival de samba, feiras e eventos esportivos estão entre as atrações do fim de semana

Nessas localidades, “há risco de cheias em arroios, córregos e pequenos rios (que não possuem monitoramento), além de possíveis alagamentos em áreas suscetíveis”, diz o aviso.

Já municípios que estão na área laranja, grande parte do Estado no mapa, estão na área de Alerta, devido aos elevados acumulados previstos, com chuvas de alta intensidade. “Essa condição contempla os riscos mencionados anteriormente, incluindo respostas rápidas em corpos hídricos menores, além da elevação gradual dos rios principais e transtornos causados por alagamentos em áreas urbanas”, alerta a Defesa Civil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.