VINDIMA: Pocket show em celebração aos 150 anos da imigração italiana será atração

“Chi ha vino, ha amici”. A frase em italiano, que significa “quem tem vinho, tem amigos”, representa muito sobre a cultura desse povo, que, há 150 anos, imigrou para o Estado em busca de uma melhor qualidade de vida.

A uva, o vinho e a vindima – época de colheita da fruta -, são constantemente comemorados, sempre com muita festa. E em Gramado, não é diferente: a partir desta sexta-feira, dia 14, inicia a programação da 4ª edição da Vindima na cidade.

ENTRE PARA A COMUNIDADE DO JORNAL DE GRAMADO NO WHATSAPP!

Vila do Vinho estava com últimos detalhes sendo colocados na quinta-feira



Vila do Vinho estava com últimos detalhes sendo colocados na quinta-feira

Foto: Cleiton Thiele/SerraPress

Até 9 de março, a comunidade e visitantes encontrarão apresentações artísticas, degustações de vinhos e vivências enogastronômicas.

A Praça das Etnias se transforma na Vila do Vinho. Lá, duas casinhas oferecem opções gastronômicas, como duas opções de massas e risotos, sete sabores de pizzas e tábuas de frios. “Tudo para harmonizar com os ótimos vinhos que também serão vendidos”, reitera o assessor de Eventos da Gramadotur, autarquia municipal responsável pela organização do evento, Guilherme Severo.

LEIA TAMBÉM: Gerente de pousada que sofreu queimaduras em 30% do corpo após queda de avião em Gramado tem mudança no quadro de saúde; saiba mais

Os pratos variam de R$ 35 a R$ 50. Há ainda uma Cave na Vila do Vinho, com a comercialização de produtos de vinícolas da cidade.

Diferenciais

Quem passava pela localidade na área central na quinta-feira, 13, encontrava os preparativos em fase de finalização.

VEJA AINDA: Vereador de Gramado recebe alta do hospital após quase uma semana internado

Neste ano, algumas novidades estão previstas. “Quando estávamos montando o evento e planejando, analisamos opções para diversificar um pouco mais a Vindima, além dos músicos, trazer essa parte mais teatral, onde conseguimos contar um pouquinho da imigração e curiosidades para o público visitante”, explica Severo.

Assim, a Pisa da Uva, que ocorrerá aos sábados, às 19 horas, terá um espetáculo comandado por um grupo de atores, que convidará os visitantes a participarem da atividade, que remete ao trabalho antigo dentro das vinícolas e produtoras de suco.

Outro diferencial do evento deste ano, além do período, que soma mais de 20 dias, será o número total de apresentações. Serão 56, em pouco menos de um mês. Como forma de comparação, o Natal Luz possui cerca de 80, de outubro a janeiro. Ainda estão previstos workshops na Vila.

SAIBA MAIS: Câmara pede esclarecimentos a prefeitura de Gramado sobre investigação de grupo hospitalar pela PF

Dentro das vinícolas

As vinícolas Stopassola, Benvic, Seganfredo, Masotti, Arte Líquida, Família Lazaretti e Casa da Tapera estarão presentes no evento. Os empreendimentos também contam com programações em suas propriedades. As visitações e atividades são reservadas diretamente com cada vinícola.

“A Vindima celebra a história da produção vitivinícola de Gramado e proporciona ao público uma imersão na cultura do vinho. Estamos preparando uma edição especial”, destaca Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur.

Vindima da Esperança reunirá comédia e história

Nas sextas, sábados e domingos, às 19 horas, ocorrerá o pocket show Vindima da Esperança. A apresentação foi criada pelo trio Charle Ávila, que interpreta Antônio; Rita Reis, que faz a Giulia; e Anderson Vasconcelos, o Giovanni. Artistas independentes, eles formaram uma parceria a pedido da Gramadotur.

PARA VOCÊ: Final de semana terá exposição, shows gratuitos e campanhas solidárias na região; confira

Pocket show na Vindima será em homenagem aos 150 anos da Imigração Italiana



Pocket show na Vindima será em homenagem aos 150 anos da Imigração Italiana

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

A escrita do texto foi feita pelo Charle e Rita. “Criamos os personagens linkado com o que o evento precisava, com a colheita, a comemoração da vindima, os 150 anos da imigração italiana”, relata a atriz.

O pocket terá duração estimada de 20 minutos. “Apesar da curta duração, queríamos mesclar a emoção, a comédia, a alegria do povo italiano, a festa”, complementa. O processo criativo ocorreu a partir de pesquisas sobre a base da vinda dos imigrantes. “Nessas cinco cenas tentamos trabalhar a fé, a alegria festiva, o foco na uva e em como fazer a plantação, na dificuldade em chegar nessa terra com um solo com muitas pedras”, explica Charle.

Essa é a primeira vez que o trio participa e as expectativas são altas. “É a primeira vez que interpretamos italianos, eu já interpretei uma alemã, mas totalmente diferente. Estou adorando, a gente fez um estudo para trabalhar os Z, como o ‘zente’ (gente)”, coloca Rita.

TRÂNSITO: RS-373: Saiba como estão as obras na rodovia entre Gramado e Santa Maria do Herval

O grupo também será o responsável pela Pisa da Uva. “O pai [Giovanni] tocará canções italianas para embalar”, diz a intérprete de Giulia. “Será que vamos pisar na uva? Fica aí a surpresa” brinca Charle.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.