Programa social Bombeiro Mirim chega a Gramado e Canela e tem inscrições abertas

Um projeto social que tem como objetivo principal proporcionar atividades educacionais, culturais e esportivas para crianças em situação de vulnerabilidade social na comunidade. Chega à região, o Bombeiro Mirim, uma proposta do Corpo de Bombeiros Militar.

ENTRE PARA A COMUNIDADE DO JORNAL DE GRAMADO NO WHATSAPP!

Programa inicia em abril em Gramado e Canela



Programa inicia em abril em Gramado e Canela

Foto: Corpo de Bombeiros

A primeira edição será realizada em Gramado e Canela e inicia em abril. Já as inscrições devem ser feitas até o dia 5 de março.

LEIA TAMBÉM: Presídio de Canela tem rebelião após interdição e transferência de presos

“O projeto é institucional do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul e já acontecia em outras cidades. Em Canela, não acontecia ainda por não termos uma estrutura adequada. De forma inicial, vamos fazer uma parceria com alguma instituição, com cedência de uma sala de aula, até que nosso quartel fique pronto”, sinaliza a sargento Jéssika Assmann.

A ideia é que os futuros alunos sejam estimulados e possam aprender sobre temas que levem à promoção da cidadania e formação integral como pessoa. Entre os assuntos abordados, estarão segurança, educação ambiental, direitos humanos e saúde.

Outra proposição do programa é que o jovem seja um agente multiplicador, desenvolva valores éticos e morais, bem como se afaste de situações de risco e aumente o vínculo com seus familiares.

VEJA AINDA: Gerente de pousada que sofreu queimaduras em 30% do corpo após queda de avião em Gramado tem mudança no quadro de saúde; saiba mais

Requisitos

Serão turmas de 24 crianças, uma em cada cidade. Destas, 10 vagas serão destinadas para usuários do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), 10 para ampla concorrência e quatro para filhos de profissionais da área da segurança pública.

Podem participar jovens de 10 a 12 anos completos e que estejam cursando a partir do 5º Ano do Ensino Fundamental.

O processo seletivo ocorrerá a partir de um sorteio, a ser realizado no dia 7 de março. Após, os escolhidos deverão realizar teste de aptidão física.

SAIBA MAIS: VINDIMA: Pocket show em celebração aos 150 anos da imigração italiana será atração

A lista com os aprovados será divulgada no dia 28 de março e as matrículas ocorrem no dia 31 de março.

As aulas irão de abril até outubro, mesmo período em que ocorrerá um acampamento e a formatura dos, então, bombeiros mirins.

Aulas ocorrerão semanalmente

Os bombeiros mirins precisarão cumprir uma carga total de 130 horas. As aulas serão ministradas uma vez por semana, sempre no turno da tarde. Os estudantes receberão uniforme completo, que será de uso obrigatório durante o curso. Vale ressaltar que os participantes não terão nenhum custo, seja com inscrição, seja com mensalidades.

Vereador de Gramado recebe alta do hospital após quase uma semana internado

O projeto trabalhará atividades esportivas e recreação e passará por diversas etapas que os bombeiros costumam vivenciar em sua rotina. Já ao final do programa, durante o acampamento, os selecionados desenvolverão ações típicas de campo.

Equipes já se preparam para iniciar em abril

Conforme o capitão Pedro Sanhudo, a equipe já se prepara para o curso com muito entusiasmo. “O grupo de monitoria, composto por bombeiros militares locais, está se dedicando intensamente para ministrar e conduzir o projeto com excelência”, afirma.

Um dos preparos realizados é o pedagógico. “É essencial para compreender o perfil dos alunos e identificar o suporte necessário para alcançar os objetivos. Esse suporte inclui a promoção de uma cultura de prevenção de acidentes e a conscientização sobre a percepção de riscos”, completa o comandante da Companhia Militar de Gramado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.