Prefeitos fazem ato em defesa do curso de Medicina da Ulbra em São Jerônimo

Prefeitos, vereadores e lideranças comunitárias da Região Carbonífera lotaram nesta terça-feira (18) o auditório da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) para um ato em defesa do curso de Medicina da Ulbra São Jerônimo.

Lideranças mobilizadas pela Medicina na Região Carbonífera | abc+



Lideranças mobilizadas pela Medicina na Região Carbonífera

Foto: Divulgação

O encontro, que também contou com a participação do deputado estadual Edivilson Brum e de representantes da universidade, serviu como ponto de partida para a mobilização que as comunidades pretendem desencadear até que seja expedida a autorização definitiva por parte do Ministério da Educação.

Presente no município desde 1991, a Ulbra deu início às atividades da Medicina no campus local em 2024. Para tanto, foram investidos cerca de R$ 4 milhões na modernização das instalações e ampliada a parceria com o Hospital Regional de São Jerônimo, referência para alunos e professores.

Na última semana, o prefeito Julio Prates Cunha, o Julião, esteve em Brasília e entregou no Ministério da Educação (MEC) um ofício assinado por todos os prefeitos integrantes da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (ASMURC) solicitando celeridade na tramitação da portaria de autorização definitiva do curso.

“A nossa região apresenta um quadro preocupante relacionado à escassez de profissionais na área da saúde. Temos uma taxa de apenas 1,46 médico por 1.000 habitantes, muito abaixo da recomendação do Ministério da Saúde, de 2,5 médicos por 1.000 habitantes. A faculdade de Medicina representa uma luz no fim do túnel, a oportunidade para dar às comunidades um atendimento de acordo com as suas demandas e expectativas”, afirmou.

O reitor da Ulbra no Rio Grande do Sul, Adriano Chiarani, observou que a formação de novos médicos fortalecerá a atenção primária e os serviços de emergência. “Temos uma tradição de três décadas entregando ao mercado profissionais de alto nível. Investimos muito no corpo docente, na proposta pedagógica e na infraestrutura dos campi. No entanto, o grande diferencial está na qualificação do atendimento de saúde, que beneficiará todas as comunidades na nossa área de abrangência”, garantiu.

Edivilson Brum assegurou que trabalhará para que a região possa tirar do papel o projeto de se tornar um polo na área da saúde. “Iremos em busca de informações, procurando auxiliar no que for possível para que a tramitação no MEC seja rápida e positiva”, assegurou o deputado.

Ao final do encontro, Julião frisou que a mobilização ganha corpo e que mais atores serão integrados ao processo. “Saímos mais fortes dessa reunião. Continuaremos trabalhando, agregando mais pessoas à nossa causa. Tenho convicção de que vamos atingir o nosso objetivo e que a região sairá vitoriosa”, finalizou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.