Nova sede do IGP é inaugurada em Novo Hamburgo; veja onde fica

Foi inaugurada no início da tarde desta quinta-feira (20) a sede do posto do Instituto-Geral de Perícias (IGP) de Novo Hamburgo. Com uma área de 382,70 metros quadrados, o local é responsável por realizar as perícias de pronto atendimento da região. Localizado na Rua José de Alencar, 368, bairro Rio Branco, o novo posto de criminalística substitui a antiga sede que ficava na Rua Davi Canabarro.

Nova sede do IGP é inaugurada em Novo Hamburgo  | abc+



Nova sede do IGP é inaugurada em Novo Hamburgo

Foto: Gabriel Stöhr/GES Especial

O novo espaço amplia e qualifica as funções exercidas pelo IGP à região, tanto as forças de segurança pública, Poder Judiciário ou Ministério Público. Além da inauguração, o evento marcou também a entrega de 13 drones, 59 câmeras fotográficas, 500 lanternas táticas e um furgão de carga. No total, foi investido cerca de R$ 1,18 milhão na aquisição dos equipamentos. Os valores são do Fundo Especial da Segurança Pública e Fundo Nacional da Segurança Pública.

Leia mais: Nova onda de calor está prevista para atingir o Rio Grande do Sul nos próximos dias

“A inauguração da nova sede do Instituto Geral de Perícias, no município de Novo Hamburgo, que abrigará a oitava procuradoria regional, representa um passo significativo para o implemento de serviços prestados a autoridades demandantes, e principalmente a comunidade local, possibilitando a expansão dos serviços essenciais realizados, assim como agilidade no atendimento das perícias da região”, disse Tiago Carvalho durante a inauguração, coordenador do posto.

Na mesma linha, a diretora-geral do IGP no Estado, Marget Mittmann, destacou a importância da nova sede para a possibilidade de ampliação dos atendimentos, tendo em vista que o local abrange, além de Novo Hamburgo, outros 41 municípios. “Estamos felizes em oferecer essa estrutura à comunidade de Novo Hamburgo e das cidades vizinhas. Com essa ampliação, aumentamos nosso escopo de perícias e nossa mobilidade, já que o município está estrategicamente localizado, facilitando os atendimentos, que agora serão ainda mais ágeis”, comentou Mittmann.

Entidade teve pedido atendido

A nova sede é uma grande conquista para a comunidade, por isso, desde maio de 2023, o Movimento #Paz já levava a demanda ao poder público. Encabeçado pelo coordenador Marcos Bock, a entidade debate diretamente com as autoridades pela melhora da estrutura de trabalho do IGP.

Veja também: Serviço de patinetes gera questionamentos na Câmara sobre prioridades do governo

“Chegar hoje (quinta-feira) e ver esse espaço todo adequado, em condições de desenvolver um bom trabalho por esses servidores que já o faziam, porém numa condição inferior ao que precisavam, é uma alegria para nós. Acho que é uma luta da cidade e toda nossa comunidade que hoje a gente está coroando com essa inauguração”, comemorou Bock.

“Principalmente na questão da violência contra a mulher, nós tivemos um problema muito grande. Antes ela era encaminhada a fazer corpo delito em Canoas ou Porto Alegre. A mulher já estava fragilizada, passando por um grande problema e aí tinha que se deslocar para esses locais com seu próprio custo, por isso muitas vezes não ia. Então as ocorrências muitas vezes não davam seguimento por isso e aqui vai melhorar bastante” acrescentou, afirmando que as mulheres vítimas de agressões agora terão um espaço mais acolhedor no município.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.