Prefeito Oziel Rangel avalia seu início de governo em Capela de Santana

Um mandato focado em escolas de qualidade, obras pela cidade e novas opções de lazer. Isso foi o que revelou o balanço do primeiro mês de gestão do prefeito Oziel Rangel (PP), que dá continuidade ao governo do ex-prefeito Alfredo Machado – que agora ocupa as pastas de Fazenda e de Planejamento no município.

Oziel Rangel é recém o 5º prefeito de Capela de Santana



Oziel Rangel é recém o 5º prefeito de Capela de Santana

Foto: Divulgação

Na entrevista para o Jornal VS, Oziel Rangel falou sobre as primeiras ações realizadas e divulgou também o que pretende fazer nos próximos quatro anos de gestão. Dentre as melhorias citadas por Rangel estão reformas em escolas, limpeza em bairros, obras na Transaçoriana e na Estrada Passo da Taquara, a contemplação do município pelo Desassorear RS e a ampliação das opções de lazer em Capela de Santana.

Obras e limpeza

“A gente iniciou o mandato com bastante limpeza nos bairros, priorizando os espaços de lazer, as praças…”, afirma Oziel Rangel. “É verão, as crianças estavam de férias em casa, então é importante deixar esses espaços limpos para que elas pudessem curtir com as famílias, tomar um chimarrão”, continua.

Veja também: Dia de volta às aulas para mais de 30 mil estudantes em Esteio e São Leopoldo

Criação de uma praça com acessibilidade

Outra novidade anunciada por Oziel Rangel para este mandato é a criação de um novo espaço de lazer no município.

Houve também reformas nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Adalberto Victor Kessler (bairro Parque Primavera) e Padre João Inácio de Mello (bairro Progresso). “A gente fez uma grande reforma na escola Adalberto Victor Kessler, que é uma escola bastante antiga, uma das primeiras do município. Foram feitas várias melhorias, com a troca toda do telhado”, cita.

“E na escola Padre João Inácio de Mello, fizemos uma quadra de esporte que estava para ser entregue à comunidade há um bom tempo e a gente conseguiu concluir o piso dela. Então, no início das aulas, vamos ter a quadra disponível já para as crianças fazerem atividade física, então é uma grande conquista para a população”, prossegue.

Obras em Rodovias

Para o mandato, Oziel Rangel afirma que pretende concluir a Transaçoriana e fazer melhorias na Estrada Passo da Taquara.

“É uma obra importante (a Transaçoriana) que liga Capela de Santana até a RS-386 em Nova Santa Rita”, diz. “E assim tem também a Estrada Passo da Taquara, que tem um grande fluxo de veículos, ligando a ERS240 até a ERS-122 em São Sebastião do Caí. Hoje tem um grande fluxo de veículos porque o pessoal faz esse trajeto para desviar do pedágio na RS-122”, continua.

Melhorias viárias na cidade estão entre as metas do novo governo



Melhorias viárias na cidade estão entre as metas do novo governo

Foto: Divulgação/Prefeitura de Capela de Santana

Município foi contemplado no Desassorear RS

O combate às inundações também é uma preocupação de Capela de Santana, segundo o prefeito Oziel Rangel. “Dentro das ações já planejadas, a gente foi contemplado no Desassorear RS, que é uma parceria do município com o governo do Estado que vai tratar do desassoreamento dos arroios Mineiro e das Amoras, porque por conta das chuvas do ano passado e também do rompimento de uma represa, a água foi para dentro dos arroios, levando muita sujeira e entulhos”, explica o prefeito.

“Vamos conseguir esse recurso e em breve, então, as máquinas estarão no município fazendo esse desassoreamento, que vai ser muito importante e vai contemplar”.

“Temos o nosso Centro de Eventos, mas a gente não tem um centro de lazer, um espaço, um parcão, enfim. Queremos criar uma praça com acessibilidade, que vai ficar próximo ao calçadão do município, para que se possa contemplar todos os públicos, seja crianças ou adultos. Queremos criar esse espaço de lazer para que o povo de Capela possa curtir e usufruir, e para gerar mais igualdade no município.”

Quinto prefeito

A curiosidade é que Rangel é apenas o quinto prefeito da cidade emancipada em dezembro de 1987. Em seus 37 anos, o município, que hoje conta com mais de 12 mil habitantes, só teve cinco prefeitos, entre eleitos e reeleitos.

Confira: 64 cavalos resgatados em São Leopoldo estão aptos para adoção responsável

Antes de Rangel, os prefeitos foram Alfredo Machado (dois mandatos seguidos), José Nestor de Oliveira Bernardes (quatro mandatos, sendo dois seguidos e outros dois alternados), Wilson Capaverde (dois mandatos alternados) e Pedro Oddone Rodrigues da Silva (o primeiro prefeito eleito em 1988).

Troca de experiências

Com a presença do ex-prefeito Machado nas secretarias da Fazenda e de Planejamento, Rangel tem com quem trocar experiências.

“Ele assumiu duas secretarias, é uma pessoa importante na administração. E também não deixa de ser, com certeza, um conselheiro, porque foi um gestor por oito anos no município e fez um grande trabalho”, afirma.

“Sei que, naquilo que eu precisar, estarei muito bem assessorado. É um trabalho árduo, a gente tem desafios todos os dias, se depara com tomadas de decisões imediatas e tem que resolver – fomos eleitos para isso – mas levo isso com muita fé em Deus, para que me dê discernimento e sabedoria”, finaliza o prefeito Rangel.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.