Serviço de patinetes gera questionamentos na Câmara sobre prioridades do Governo

A Prefeitura de Novo Hamburgo regulamentou, por meio de decreto assinado na última sexta-feira (14), o serviço de compartilhamento de patinetes elétricos na cidade. A medida, implementada por meio de uma parceria público-privada (PPP) com a empresa Jet, gerou discussão na Câmara de Vereadores, onde o parlamentar Ito Luciano (Podemos) levantou questionamentos sobre a iniciativa durante sessão realizada na quarta-feira (19).

Vereador questionou prioridades da Administração | abc+



Vereador questionou prioridades da Administração

Foto: Reprodução

Críticas na Câmara Municipal

O vereador, opositor ao governo do prefeito Gustavo Finck (PP), criticou a prioridade dada à implantação do serviço em meio a dificuldades na área da saúde.

“Sabemos que a saúde é um desafio nacional, mas já tivemos momentos melhores em Novo Hamburgo. Antes, muitas questões eram resolvidas no próprio município, sem depender do governo estadual. Hoje, temos pessoas esperando por cirurgias há três ou quatro anos, enquanto antes esses procedimentos eram realizados aqui de um dia para o outro”, afirmou.

O serviço, entretanto, é prestado sem investimento direto do município. A PPP é uma modalidade de contrato de concessão, um contrato de colaboração entre o setor público e o privado para gerir obras ou serviços de interesse público.

  • CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DE NOVO HAMBURGO NO WHATSAPP

No caso dos patinetes, o acordo entre município e empresa estabelece que a Jet seja responsável pelo investimento, financiamento e operação dos patinetes, incluindo a definição de tarifas e a responsabilidade por danos ou sanções administrativas relacionadas ao serviço.

Luciano também questionou se a população foi consultada antes da decisão e qual teria sido o real interesse da empresa em operar na cidade. “A comunidade foi ouvida para verificar se essa realmente era uma necessidade? São questões que precisamos refletir. Não se trata de oposição, mas de expressarmos nossa opinião, independente de agradar A, B ou C”, pontuou.

LEIA TAMBÉM: Usuário de patinete elétrico sofre acidente no Centro de Novo Hamburgo

PPP garante operação do serviço

O prefeito Gustavo Finck defendeu a iniciativa, destacando que a medida contribui para o avanço da mobilidade urbana sem onerar os cofres públicos. “Trata-se de uma parceria público-privada e, assim, vamos fazer Novo Hamburgo avançar”, declarou durante a assinatura do decreto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.