Morrem siamesas que nasceram unidas pelo tronco e abdômen em Rondônia

Morreram, na tarde desta sexta-feira (21/2), as gêmeas siamesas Nathaly e Rhadassa. Elas nasceram na última semana, prematuras e unidas pelo tronco e abdômen.

Ao Metrópoles, o cirurgião pediátrico Zacharias Calil confirmou o óbito das crianças. O médico era responsável pelo acompanhamento das duas, que estavam internadas em Goiânia. A família das vítimas é de Rondônia, mas a falta de estrutura na rede hospitalar do estado fez com que o parto ocorresse em outra unidade da federação.

“Além de terem nascido prematuras, teve um problema cardíaco. Era um caso bem complexo. Sabíamos que era uma situação bem difícil. Infelizmente, as duas não resistiram”, disse o médico à reportagem. Não há informações sobre o velório.

Gêmeos siameses

Gêmeos siameses surgem quando dois embriões se unem durante a fertilização e não se separam completamente. Essa condição é rara e ocorre em cerca de 1 a cada 50 mil nascidos vivos.

Em uma gestação de gêmeos sem anomalias, um único óvulo é fecundado por um espermatozoide, e a divisão celular resulta em dois embriões, que se desenvolvem de forma independente dentro do útero.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.