Planejamento de voo contribuiu para acidente aéreo que matou três pessoas em Salto de Pirapora, diz relatório


Outros quatro pontos que poderiam contribuir para a tragédia foram considerados indeterminados no documento divulgado na segunda-feira (17). Acidente ocorreu em 2022. Aeronave decolou de um aeródromo particular de uma fazenda na cidade. Avião cai em Salto de Pirapora
Arquivo Pessoal
O planejamento de voo contribuiu para o acidente aéreo que matou três pessoas em Salto de Pirapora (SP), em 2022, de acordo com o relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), concluído na segunda-feira (17).
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De acordo com o documento, outros pontos como aplicação de comandos, atitude, julgamento de pilotagem e processo decisório foram considerados inconclusivos. Somente o planejamento de voo é citado pelo Cenipa como algo que contribuiu para a situação.
Outra hipótese levantada pelos técnicos no relatório cita a técnica escolhida para a decolagem, uma vez que a pista era curta e que o avião estava com três pessoas a bordo, o que o deixaria próximo do peso máximo para voo.
“Assim, tendo em vista as características físicas do aeródromo, bem como a inobservância da correta técnica de decolagem a partir de pistas curtas (recolhimento prematuro dos flapes), foi observada uma falha no planejamento do voo”, diz outro trecho do documento.
O documento também aponta que a não observância dos procedimentos de decolagem, e a falta de uma análise aprofundada sobre a operação podem ter contribuído para uma redução na capacidade do piloto de compreender e agir adequadamente na situação.
Ilustração monstra local de onde avião que se envolveu em acidente decolou em Salto de Pirapora (SP), em 2022,
Reprodução
Motores com baixa potência
O documento aponta que foram observadas evidências no local da queda que sugerem que o impacto da aeronave contra os eucaliptos pode ter ocorrido com baixa potência, uma vez que haviam cortes retos na vegetação, “indicando a possibilidade de que tenham sido provocados pela hélice em rotação”.
Ainda de acordo com o relatório, as evidências indicam que o motor estava com baixa potência ou parado momentos antes do acidente. “Isso foi apontado em função das características da hélice, cujas pás apresentavam leve dobramento para trás, além de haver uma única marca de impacto no spinner, que não possuía riscos ou outros danos que indicassem rotação no momento do impacto com o solo.”
Porém, devido às condições do motor, não foi possível identificar a origem de uma eventual falha. A comissão de investigação considerou a hipótese de que o piloto tenha reduzido ou cortado o motor ao perceber que a queda da aeronave era iminente, destacando que essa ação pode ter sido provocada por outro fator, que não uma falha do sistema de propulsão.
Os técnicos citam no relatório que não é possível descartar a hipótese de que tenha ocorrido uma perda parcial de potência do motor, que pode ter começado no sistema de ignição ou de combustível, visto que o estado de danos de seus componentes inviabilizou que fossem analisados.
Nessa situação, o piloto teria pouco tempo para decidir por um pouso de emergência, restando-lhe poucas áreas no sentido transversal à plantação de eucaliptos. A documentação da aeronave e do piloto estavam regulares. O documento não traz recomendações de segurança, nem ações corretivas ou preventivas adotadas.
Sobre o acidente
O avião caiu em uma área rural de Salto de Pirapora (SP). Segundo o Corpo de Bombeiros, a aeronave perdeu força e bateu na fiação de uma rede de energia elétrica, caindo em uma plantação de eucaliptos.
Cenipa investiga queda de avião em Salto de Pirapora
Duas vítimas foram identificadas como Antonio Carlos Quaresma Sanches Muller, 69 anos, e Maria Inês Silva Muller, 70 anos, casal de empresários. A terceira vítima, identificada no fim da tarde como Antonia Pedro da Silva, 47, foi apontada como uma funcionária de Antonio.
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“A aeronave incendiou-se e foi totalmente consumida pelas chamas. As equipes do Corpo de Bombeiros extinguiram o incêndio na aeronave e na vegetação. Foram encontrados três corpos carbonizados”, informou a corporação.
Queda de avião provocou mortes em Salto de Pirapora (SP)
Diogo Nolasco/TV TEM
A queda da aeronave mobilizou equipes dos bombeiros de Sorocaba e Votorantim (SP).
“Ao verificar no interior da aeronave, a gente pôde perceber já três vítimas completamente carbonizadas, não sendo possível realizar o socorro por se tratar de morte evidente, prosseguindo aí com o isolamento do local e acionamento dos órgãos competentes”, conta a tenente do Corpo de Bombeiros, Olívia Perrone.
Ainda de acordo com as equipes de resgate, a aeronave decolou de um aeródromo particular de um condomínio de alto padrão (Fazenda Bonanza). O espaço está devidamente homologado, conforme a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Queda de avião provocou mortes em Salto de Pirapora (SP)
Diogo Nolasco/TV TEM
O avião que caiu, prefixo PT-NSA, é um modelo Embraer/Neiva EMB-711B. Ele tem como registro de proprietário e operador a empresa de gestão imobiliária Helenica Participações, que tem o casal como sócios.
Conforme registro da Anac, a aeronave estava regular. Ela tinha capacidade para três passageiros, foi fabricada em 1979 e pode decolar com até 1.248 quilos.
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