Seres é a sétima marca chinesa a desistir de vender carros no Brasil

Ainda que seja um mercado com enorme potencial, o Brasil não é nada fácil. O consumidor local tem gostos bem específicos, ter volume no país é possível somente com uma fábrica nacional, além de a carga tributária ser grande. Por isso, muitas marcas chinesas vieram ao Brasil e desistiram, como é o caso da Seres.

Recentemente, a fabricante chinesa parceira da Huawei, encerrou suas operações no Brasil depois de vender pouquíssimos carros por aqui. Há poucas chances de que ela retorne com suas operações por aqui, assim como diversas marcas dessa lista…exceto duas, que já confirmaram seu retorno.

Chana / Changan

Chana Star prata de frente em um fundo azul
Chana Star [divulgação]

Quando as marcas chinesas chegaram ao Brasil na primeira leva com JAC, Chery e Lifan, a Chana também passou a atuar atacando o segmento de veículos comerciais. Teve presença forte, mas não durou muito tempo. A marca até mudou de nome para Changan e prometia trazer carros de passeio, mas não deu certo.

MG

MG4 na estrada. Imagem mostra a dianteira e a lateral do carro
MG4 dianteira [divulgação]

Com retorno ao Brasil mais do que confirmado, a MG teve uma atuação fraca aqui na primeira fase. Veio via importadora, vendeu dois modelos e sumiu com menos de um ano. Tecnicamente a MG é uma marca britânica, mas pertence a um grupo chinês há tanto tempo e só produz no país asiático que até mudou de nacionalidade.

Lifan

Lifan X60 azul de frente com os faróis ligados
Lifan X60 [divulgação]

Falida até na China, a Lifan conseguiu ser a marca que mais vendia carros chineses no Brasil. O X60 era um sucesso, enquanto o 320 (um Mini Cooper descrito pelo telefone) fez também bastante sucesso. A marca fechou as operações por aqui depois de muita controvérsia envolvendo rumores sobre falências na China.

Geely

Geely Tugella [divulgação]
Geely Tugella [divulgação]

Assim como a MG, a Geely é outra das marcas chinesas que vai voltar ao Brasil. Dessa vez, contudo, com ajuda da Renault. Isso porque a Geely vai usar a fábrica da Renault em São José dos Pinhais para produzir seus modelos que serão vendidos em concessionárias rachadas com a fabricante francesa.

Haima

marca chinesa
Haima 7X [divulgação]

Parceira de longa data da Mazda, a Haima anunciou chegada ao Brasil, prometeu vários modelos, mas desistiu no último segundo. A marca está apagada até na China e serviu como parceira na produção de carros da XPeng por um período. No Brasil, a marca chinesa foi expositora em duas edições do Salão do Automóvel de São Paulo.

Brilliance

carros
Brilliance V7 [divulgação]

Tal qual a Haima, a Brilliance prometeu chegar ao Brasil, exibiu seus modelos no Salão do Automóvel de São Paulo, tentou de tudo, mas nada aconteceu. Outra semelhança com a Haima, é que sua presença na China foi praticamente dizimada e hoje a marca sobrevive por aparelhos. 

Zotye

carros
Zotye SR9 [divulgação]

De todas as marcas chinesas que ensaiaram uma chegada ao Brasil, a Zotye foi a que foi mais longe. Afinal, alguns de seus carros chegaram ao país pelas operações de importação, mas nunca foram verdadeiramente vendidos aos consumidores, sendo devolvidos ao país de origem.

Que outra marca já desistiu do Brasil e você se lembra? Acredita que alguma marca chinesa ainda pode desistir do nosso país? Conte nos comentários. 


O post Seres é a sétima marca chinesa a desistir de vender carros no Brasil apareceu primeiro em Auto+ TV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.