Turismo internacional no Brasil cresce 55% em janeiro e bate recorde

unnamed 10 Turismo internacional no Brasil cresce 55% em janeiro e bate recorde

Das 1.483.669 chegadas registradas, 608.163 ocorreram por transporte aérea (Divulgação)

O Brasil registrou 1.483.669 chegadas de turistas internacionais em janeiro, um aumento de 55% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando 956.737 visitantes entraram no país. Segundo dados do Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal, esse é o maior número já registrado para o mês, reforçando o crescimento do setor e a busca do Brasil como destino turístico.

A Argentina foi o país que mais enviou turistas, com 870.318 visitantes, um crescimento de 92% em relação a janeiro de 2024. O Chile também teve um aumento significativo, com 103.620 turistas, alta de 34%. “São 55% a mais que no ano passado, que já havia sido recorde. O governo Lula, através da Embratur, unindo esforços do setor privado, Ministério do Turismo, estados e municípios, está ajudando a transformar o potencial turístico que sempre tivemos em realidade”, afirmou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou que o crescimento reflete ações voltadas à promoção do Brasil no exterior e à ampliação da infraestrutura turística. “O Brasil se destaca como um dos principais destinos turísticos da América do Sul. Iniciamos o ano de forma excepcional, resultado dos esforços do governo do presidente Lula e também do setor para promover nosso país no exterior, melhorar a infraestrutura turística e facilitar o acesso dos viajantes”, afirmou.

A maior parte dos turistas chegou ao Brasil por via terrestre, com 802.611 registros, enquanto 608.163 optaram pelo transporte aéreo. Outros 72.895 visitantes entraram no país por meio de vias marítimas e fluviais. O aumento no fluxo de visitantes impacta diretamente a economia, gerando empregos e movimentando setores como hotelaria, comércio e gastronomia. Nos últimos dois anos, o turismo criou 283.642 empregos formais e atualmente representa 8% do PIB, empregando mais de 8 milhões de pessoas direta e indiretamente.

Freixo ressaltou que o cenário para 2025 é favorável, com eventos internacionais que devem impulsionar ainda mais a visibilidade do Brasil. “O Brasil se prepara para eventos de grande porte que devem impulsionar ainda mais a entrada de visitantes. O país sediará em julho a cúpula do BRICS no Rio de Janeiro, e em novembro teremos a Conferência do Clima da ONU, a COP 30, em Belém”, afirmou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.