Viviane Araújo será voz das mulheres contra assédio no Carnaval

Há 17 anos, Viviane Araújo levanta a Sapucaí. Agora, vai levantar a bandeira em prol de um Carnaval mais seguro para meninas e mulheres. A rainha de bateria será a voz da campanha Não é Não! Respeite a decisão, que o Governo do Rio de Janeiro lançará no próximo sábado (22/2).

A mensagem é bem direta: se uma mulher pedir para parar, parou! E quem puxa esse coro com a musa pelas ruas da capital e de municípios do interior é a Secretaria de Estado da Mulher, reforçando a importância de garantir a segurança das mulheres em grandes eventos como o Carnaval.

Decreto contra assédio

Antes de lançar a campanha, o governador vai assinar o Decreto Não é Não! Respeite a decisão, que regulamenta uma lei federal e normatiza um protocolo que deverá ser aplicado em grandes eventos e espaços de convivência, incluindo bares, restaurantes, academias e shoppings.

5 imagens

"Vai se encaixando", conta Viviane Araújo sobre Carnaval e maternidade

Viviane Araújo
Viviane Araújo
Viviane Araújo
1 de 5

Viviane Araújo é estrela de campanha contra assédio no Carnaval do Rio

Divulgação/Governo do Rio

2 de 5

“Vai se encaixando”, conta Viviane Araújo sobre Carnaval e maternidade

Instagram/Reprodução

3 de 5

Viviane Araújo

Reprodução/Instagram

4 de 5

Viviane Araújo

Reprodução/Instagram

5 de 5

Viviane Araújo

Reprodução/Instagram

Capacitação dos agentes

Para capacitar a turma que trabalha nessa área, a Secretaria de Estado da Mulher firmou parceria com a Livre de Assédio e já iniciou o treinamento com gestores municipais.

No último dia 31, mais de 260 agentes públicos passaram por uma capacitação on-line, com orientações sobre ações de combate ao assédio e como acolher mulheres vítimas de violência.

Assista o vídeo da campanha:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.