Em isolamento após receber infusão do Elevidys, Joaquim comemora aniversário de 8 anos

Em isolamento depois de ter recebido no último dia 12 a infusão do Elevidys, Joaquim de Neque Neves festejou, neste domingo (23) seus 8 anos, em uma festinha na companhia dos pais e da irmã. Morador de São Leopoldo, Joaquim foi diagnosticado logo no primeiro ano de vida com uma doença rara, chamada Distrofia Muscular de Dunchenne (DMD).

Joaquim festejou o aniversário ao lado dos pais e da irmã



Joaquim festejou o aniversário ao lado dos pais e da irmã

Foto: Acervo Pessoal

Essa doença se caracteriza pela perda de massa e força muscular devido a falta da proteína distrofina. Conforme a progressão documentada, a evolução da doença se dá pela perda da capacidade de andar entre 10 e12 anos e, morte entre 20 e 25 anos, por atingir os músculos do coração e pulmão.

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO JORNAL VS NO WHATSAPP

A idade de 8 anos era considerada limite para que o menino recebesse a dose do medicamento milionário contra a Distrofia Muscular de Dunchenne. Por isso, a família travou uma luta contra o tempo para arrecadar os R$ 17 milhões necessários para o tratamento, por meio da campanha Salve o Joaquim.

Em paralelo a isso, travavam uma batalha judicial pelo direito ao tratamento pelo SUS. Até que, no final de dezembro de 2024, veio a decisão do Supremo Tribunal Federal e o tratamento foi pago pelo Ministério da saúde.  O Elevidys é um tratamento gênico de dose única, que estabiliza a progressão da doença e mantém a criança saudável.  

LEIA TAMBÉM: Projeto busca lar temporário para gatos disponíveis para adoção em Esteio; saiba mais

“Ele está bem, graças a Deus. Deve voltar à escola entre 60 e 90 dias. Toda semana faz exames de sangue e consulta”, explica a mãe do menino, a empresária Magda de Neque Neves.  “Agradecemos muito as orações que nos fortaleceram e nos deram coragem para lutarmos incansavelmente em busca de uma qualidade de vida para o nosso guerreiro. Vencemos esta etapa que era fundamental para podermos buscar todos os recursos que temos disponível para seguir dando esta qualidade de vida para o Joaquim. Continuamos firmes e confiantes”, completa. 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.