Batalha no espaço: Amazon e chineses ameaçam monopólio da Starlink

Em entrevista ao Metrópoles, o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Manuel Baigorri, revelou que, em breve, a Starlink perderá o monopólio da oferta de internet via satélite no Brasil.

De acordo Baigorri, o sistema desenvolvido pela Amazon já foi autorizado e deve começar a operar no Brasil no fim deste ano. E há empresas chinesas no páreo.

“Recentemente recebemos uma visita de empresas chinesas interessadas em lançar suas constelações”, contou. “Não é bom ter monopólio em lugar nenhum”, afirmou.

O presidente da Anatel apontou a capacidade da internet via satélite de chegar em regiões rurais e de difícil acesso e destacou que a opção amplia as possibilidades de conexão. “A gente tem fibra óptica, 4G, 5G e conectividade satelital. Tudo isso se somando para levar conectividade para o povo brasileiro”, disse.

Baigorri apontou, ainda, iniciativas do governo de levar cabos de fibra ótica para a região amazônica. “Temos o Programa Amazônia Integrada Sustentável, que tem o Norte Conectado, que está fazendo instalação de rede. Estão sendo instalados cabos de fibra óptica nos leitos dos rios da região amazônica. Essa semana, estamos chegando em Tabatinga, ali na fronteira com com a Colômbia, e já foram construídos vários trechos dessa infovia, que também leva conectividade ali para os ribeirinhos, para populações indígenas”, contou.

Confira trecho da entrevista:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.