Hospital Centenário alerta para lotação no setor de emergência; entenda

O Hospital Centenário (HC) alerta para uma situação de lotação em seu setor de emergência, em São Leopoldo. O aviso, encaminhado nesta segunda-feira (24) pela Superintendência de Comunicação (Scom) da Prefeitura, dá conta de que há 52 pacientes internados, embora a instituição disponha de 39 leitos.

Emergência do HC excedeu lotação máxima nesta terça



Emergência do HC excedeu lotação máxima nesta terça

Foto: Romeu Finato/Prefeitura de São Leopoldo

A situação já havia ocorrido no dia 11 de fevereiro, quando a casa de saúde atendia 55 pessoas. Vale lembrar que o HC segue o protocolo de acolhimento e classificação de risco do Ministério da Saúde, que orienta a priorização dos pacientes de acordo com sua gravidade clínica.

Viu essa? Motorista é flagrado arrastando cavalo no asfalto em São Leopoldo

Durante a circunstância, estão sendo priorizados pacientes graves, atendimentos de urgência e emergência e risco iminente de morte, como por exemplo, infarto, traumas, derrames e infecções graves.

Como ser atendido

Em situações de menor gravidade, a população deve buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) mais próximas de suas casas ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte, localizada no bairro Scharlau (Rua Leopoldo Albino Scherer, 374).

ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL VS NO WHATSAPP

Na UPA, o atendimento é 24h e podem ser resolvidas situações de urgência e emergência, como pressão alta, fraturas, febre alta, cortes e infarto.

Já nas UBSs, os horários devem ser consultados nas respectivas unidades. O atendimento tende a ser voltado a vacinação, trocas de curativos e de receituários, atendimento médico para diagnósticos e doenças crônicas, tratamento odontológico e etc.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.