Novo líder alemão defende UE forte e afirma: “Precisamos de independência dos EUA”

Friedrich Merz, líder da União Democrata-Cristã (CDU) e vencedor das eleições federais na Alemanha no último domingo (23), declarou que seu governo buscará fortalecer a Europa e reduzir a dependência do continente em relação aos Estados Unidos.

Em um discurso logo após o fechamento das urnas, Merz afirmou que o governo do presidente Donald Trump se mostra “amplamente indiferente” ao destino da Europa e que, diante desse cenário, a União Europeia deve se fortalecer para garantir sua própria segurança.

“Estou em contato próximo com muitos primeiros-ministros e chefes de governo da UE, e deve ser uma prioridade absoluta fortalecer a Europa o mais rápido possível para que, passo a passo, possamos alcançar independência dos EUA”, afirmou Merz.

O possível novo chanceler alemão enfatizou que a incerteza quanto ao futuro da Otan e a postura dos EUA no cenário internacional tornam urgente a reformulação das estratégias de defesa europeias. “Nunca imaginei que teria que dizer algo assim… Mas depois das declarações de Trump, está claro que os americanos, pelo menos este governo americano, são amplamente indiferentes ao destino da Europa”, completou.

Merz agora precisará formar uma coalizão para garantir maioria parlamentar. Seu partido, o mesmo da ex-chanceler Angela Merkel, conquistou 28,5% dos votos, superando a extrema-direita da Alternativa para a Alemanha (AfD), que obteve seu melhor resultado histórico, com 21%. O Partido Social-Democrata (SPD), do atual chanceler Olaf Scholz, aparece como possível parceiro na formação do novo governo.

As declarações de Merz sobre uma maior autonomia europeia em relação aos EUA repercutiram nos mercados. Por volta das 6h35 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 avançava 0,20%, a 554,97 pontos.

The post Novo líder alemão defende UE forte e afirma: “Precisamos de independência dos EUA” appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.