VÍDEO: Algas transformam paisagem e assustam turistas e veranistas na Argentina; entenda o fenômeno

Veranistas argentinos precisaram enfrentar um mar vermelho para se refrescar durante a onda de calor que atinge o país. Tradicionalmente azul, a costa atlântica da província de Buenos Aires adquiriu uma tonalidade avermelhada em cidades como Mar del Plata e Necochea.

Argentina vive dias de "Mar Vermelho"  | abc+



Argentina vive dias de “Mar Vermelho”

Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Segundo a Metsul Meteorologia, apesar de inusitado, o cenário tem uma explicação científica e não apresenta riscos à saúde humana ou ao ecossistema marinho. O fenômeno ocorre quando muitas algas se desprendem do fundo do oceano e são levadas até a superfície por correntes marítimas intensas.

PREVISÃO DO TEMPO: Onda de calor seguirá e RS e RJ serão os estados mais quentes do Brasil no carnaval

Os especialistas explicam que as causas podem ser diversas, desde tempestades e fortes ventos, até o envelhecimento natural das plantas marinhas. O maior incômodo à população está relacionado ao cheiro das algas em decomposição.

Veranistas relataram dificuldades em acessar áreas mais limpas no mar, já que precisavam atravessar uma extensa camada de obstáculos. “Estávamos caminhando entre teias”, afirmou um turista.

  • CLIQUE NESTE LINK PARA SE INSCREVER NA NEWSLETTER DO ABCMAIS

Conforme a Metsul, a previsão indica mudanças nas condições meteorológicas para os próximos dias. Ventos fortes podem ajudar a dispersar as algas, restaurando a paisagem da costa argentina.

YouTube Video

Adicionar aos favoritos o Link permanente.