Volkswagen Tera com motor de Gol será lançado depois

O Carnaval de 2025 do Rio de Janeiro reserva grandes emoções e uma delas é a revelação oficial do novo Volkswagen Tera. Ele será o novo SUV compacto de entrada da marca alemã no Brasil. Vai compartilhar diversos componentes com outros carros da montadora e agora teve mais um flagra visto em testes no Brasil.

Quem revelou as imagens foi o leitor Fellipe Papini para o portal Autos Segredos. Fellipe viu uma unidade do Tera mais barato rodando em testes. O SUV compacto ainda segue com camuflagem pesada, mas já demonstrava alguns itens que terá de série. Entre eles, rodas de aço com calotas.

A Volkswagen posicionará o Tera 2026 entre o hatch compacto Polo e o SUV-cupê Nivus. Desse modo, ele contará com motores turbo e aspirado. Assim, terá grande apelo junto ao público brasileiro. As versões mais caras terão o propulsor 1.0 turbo flex de 116 cv e poderão contar com o câmbio automático de seis marchas. Mas, as versões mais baratas terão outra motorização.

Volkswagen Tera camuflado de preto e branco, visto de trás, com detalhes pretos e carros ao redor
Volkswagen Tera [Fellipe Papini/ Autos Segredos/ Reprodução]

Polo Track que vai emprestar

A fim de ter variantes com preços mais chamativos, os Tera mais baratos usarão o motor 1.0 aspirado flex tricilíndrico MPI, o mesmo que o Gol usava. Ele tem 84 cv e 10,3 kgfm de torque e neste caso só usam o câmbio manual de cinco marchas. O novo SUV compacto barato da marca alemã será montado a partir da plataforma MQB A0, a mesma do Polo e Virtus.

Sua produção será concentrada em Taubaté, no interior de São Paulo. Aliás, as versões mais em conta do Volkswagen Tera deverão vir um pouco mais para frente, deixando o terreno livre para a chegada mais imediata das variantes Comfort e High, que serão as mais caras e mais equipadas.

flagra Volkswagen Tera 2026 de frente com uma Fiat Strada vermelha o seguindo
Volkswagen Tera 2026 [Auto+ / Pedro Camolez]

O novo SUV compacto promete atazanar modelos como Renault Kardian e Fiat Pulse. Seu visual terá linhas mais encorpadas, a fim de transmitir um ar mais robusto. Ele deverá ter comprimento nos arredores de 4,10 m e o entre-eixos de até 2,56 m. O Tera será levemente inspirado pelo Skoda Kylaq e contará com itens de modelos consolidados por aqui como o Polo e o sedan Virtus.

Seus preços e chegada oficial ainda são mantidos em segredo, mas deverão ser revelados nos primeiros dias do Carnaval 2025 do Rio de Janeiro.

Está animado para ver como ficou o Tera? Será que ele fará sucesso no Brasil? Conte nos comentários


O post Volkswagen Tera com motor de Gol será lançado depois apareceu primeiro em Auto+ TV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.