Accor registra recordes em 2024 e impulsiona expansão nas Américas

Thomas Dubaere CEO Accor Americas scaled Accor registra recordes em 2024 e impulsiona expansão nas Américas

Thomas Dubaere, CEO Accor Americas, fala sobre os resultados da companhia (Felipe Abílio/M&E)

A Accor reuniu os jornalistas na manhã desta terça-feira (25), em São Paulo, para um balanço dos números de 2024, e a expectativa para este ano. De acordo Thomas Dubaere, CEO da Accor Américas, a companhia fechou o ano passado com um dos melhores desempenhos da sua história nas Américas. A rede registrou um EBITDA recorde, crescimento expressivo na ocupação, expansão do portfólio e novos acordos estratégicos que consolidam sua liderança na região. “Graças à resiliência do mercado e à disciplina rigorosa nos custos, atingimos resultados excepcionais. Estamos em um momento de forte crescimento, com avanços em ocupação, fidelização e desenvolvimento de novos negócios”, destacou Thomas.

Com 554 hotéis em operação, sendo 449 na divisão Premium, Mid-Scale e Econômica, a Accor segue ampliando sua presença no continente. O ano de 2024 foi um marco para a expansão da rede, com 28 novos contratos assinados – um recorde para a região – além da inauguração de 11 novos hotéis. O foco na expansão via franquias se fortalece, representando 95% dos novos contratos assinados. “Nossa estratégia é acelerar ainda mais o crescimento por meio de franquias. Esse modelo permite uma expansão mais ágil e eficiente, garantindo nossa liderança no setor”, afirmou Dubaere. O pipeline também registrou avanços significativos, subindo para 88 hotéis, com a meta de ultrapassar a barreira dos 100 contratos assinados nos próximos anos.

Além do crescimento do portfólio, a taxa de ocupação da rede nas Américas subiu para 59%, um avanço em relação aos 55% de 2020. A recuperação do turismo e o posicionamento estratégico das marcas impulsionaram esse crescimento. “Quando chegamos ao Brasil, a ocupação estava em 55%. Estabelecemos como meta os 60%, e já estamos muito próximos disso. Nossa ambição agora é atingir 62% e 63% nos próximos anos”, projetou Dubaere. A diária média também se manteve em trajetória ascendente, refletindo o fortalecimento do segmento de luxo e lifestyle dentro do portfólio Accor.

O programa de fidelidade ALL – Accor Live Limitless foi outro destaque do ano, registrando um aumento de 14% na base de membros. O ALL Signature, lançado em 2023, dobrou seus resultados em menos de um ano, reforçando sua relevância para a rede. Além disso, novas alianças estratégicas foram firmadas com Banco BFB e Esfera Santander, além da ampliação da parceria com a Azul Linhas Aéreas. “O ALL é um pilar do nosso negócio. Ele fortalece a relação com o hóspede e cria um ecossistema de benefícios que impulsiona nossa receita”, destacou o executivo.

O segmento de alimentos e bebidas segue como um dos motores de receita da Accor, representando 21% do faturamento total dos hotéis da rede nas Américas. Para fortalecer esse pilar, foram implementados 24 novos conceitos gastronômicos, elevando a experiência do hóspede. Ao mesmo tempo, a empresa segue investindo na otimização operacional. A plataforma de compras A-Store, por exemplo, gerou uma economia de €5 milhões na região, garantindo maior controle sobre a inflação e os custos operacionais dos hotéis. “A A-Store permite economias expressivas e reforça nossa competitividade, especialmente em um cenário de alta de custos no setor”, explicou Dubaere.

O ano também foi marcado por um crescimento expressivo na força de trabalho da Accor. Ao todo, 9.000 novos colaboradores foram contratados em 2024, refletindo a expansão da rede e a necessidade de renovação no setor. No marketing, grandes campanhas fortaleceram marcas como Ibis, Novotel e Pullman, consolidando ainda mais a presença da Accor no imaginário do consumidor.

A sustentabilidade também segue como uma prioridade estratégica. Atualmente, 80 hotéis da Accor na região possuem certificação sustentável, e esse número deve crescer nos próximos anos. Pesquisas internas revelam que 43% dos clientes já estão dispostos a pagar mais por hospedagens sustentáveis, enquanto 59% consideram a certificação ambiental um fator decisivo na escolha do hotel. “Sustentabilidade não é mais um diferencial. Se um hotel não se adapta, a receita será impactada. Esse é um movimento irreversível no mercado”, alertou o CEO.

Com resultados financeiros sólidos, crescimento acelerado e um pipeline robusto, a Accor encerra 2024 como a maior rede hoteleira das Américas e projeta um futuro promissor. “Nosso trabalho nas Américas está apenas começando. Seguimos com uma estratégia clara de crescimento, inovação e fortalecimento da experiência do hóspede. O futuro é promissor”, finalizou Dubaere.

Diversidade e inclusão

A empresa tem se destacado por seu compromisso com a diversidade e inclusão, com avanços significativos em 2024, como o aumento de mulheres em posições de liderança de 50% para 53%. Estratégias como garantir “50% ou mais de mulheres” em programas de promoção de talentos têm sido fundamentais para alcançar esse resultado. Além disso, a inclusão LGBT+ é prioridade, com 17% de seus colaboradores se identificando como parte da comunidade, e o programa de refugiados no Brasil formou e contratou mais de 200 profissionais. Como afirma Fernando Viriato, SVP de Talento e Cultura, “Nós fazemos um censo a cada dois anos e isso é muito importante porque vem de uma autodeclaração, que é a forma correta, moderna e consensual da gente poder.”

Esse trabalho de inclusão tem sido reconhecido globalmente, com a empresa sendo certificada pela Greco, a maior consultoria global de qualidade em ambiente de trabalho, e premiada em diversos países da América Latina. “É uma certificação externa e para nós isso tem muito valor. Não somos nós que estamos falando”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.