Brincadeiras com água aliviam calorão extremo nas escolas da região; veja fotos

Atividades com água sempre agradam a criançada, ainda mais diante da onda de calor desta semana. Essas brincadeiras refrescantes ficam na memória de muitos adultos. A diretora da Escola Municipal de Ensino Infantil Sempre Viva, no bairro Rio Branco, em Campo Bom, que o diga. Aos 30 anos, Mariana Martins recorda os momentos vividos na infância. “Eu brinquei muito com bacia de água e de banho de mangueira, pois não tínhamos piscina”, conta.

VEJA TAMBÉM: Gustavo Finck descarta privatização da Comusa e propõe debate sore reformulação da autarquia

Refrescar-se é essencial para manter as crianças felizes | abc+



Refrescar-se é essencial para manter as crianças felizes

Foto: Susi Mello/GES-Especial

Essas lembranças voltaram à tona nestes dias quentes e transformaram-se em realidade na escola que dirige. Depois que os alunos se divertiram com banho de mangueira, durante a terça-feira foi a vez das estações de lavanderia e de água colorida. Heloísa Herming Medeiros, de 3 anos, estampou sorrisos e muita alegria ao misturar diferentes tonalidades de água. “É muito legal”, resumiu.

Ao todo, 60 alunos pequenos passaram pelas duas estações. Em uma delas, lavaram roupas em uma bacia com água e espuma e, depois, estenderam-nas em um varal. Na outra, passaram água colorida com corantes alimentícios (azul, vermelho e amarelo) de um pote para outro.

FIQUE POR DENTRO: Aulas continuam em meio a onda de calor no RS; veja medidas anunciadas pela Seduc

Mais cidades

A Fundação Assistencial de Dois Irmãos (Fadi), que atende 1,2 mil alunos de 4 meses a 3 anos em 12 escolas infantis da cidade e de Morro Reuter, também está promovendo brincadeiras com água. Segundo a diretora administrativa da Fadi, Cassia Schmitz, as atividades incluem banho de bonecas, brincadeiras com baldes, preparo de comidinha na natureza e até diversão com terra e água. “São atividades que amenizam o calor, desenvolvem a criatividade e mantêm as crianças em contato com a natureza”, explica.

Na quarta-feira, em Dois Irmãos, alunos terão buffet de frutas  | abc+



Na quarta-feira, em Dois Irmãos, alunos terão buffet de frutas

Foto: Prefeitura Dois Irmãos/Divulgação

ONDA DE CALOR: Nova fase do fenômeno trará risco de tempestades fortes ao Rio Grande do Sul

Frutas suculentas

Na quarta-feira (26), alunos de nove escolas municipais de ensino fundamental de Dois Irmãos poderão se deliciar com um buffet de frutas. Entre as opções oferecidas, destacam-se melancia, mamão, manga, maçã e banana. De acordo com a prefeitura, é uma escolha saudável, leve e refrescante, ideal para os dias de calor intenso.

Em Dois Irmãos, alunos se refrescam com ajuda da água | abc+



Em Dois Irmãos, alunos se refrescam com ajuda da água

Foto: Divulgação

Pais preocupados

Em meio às altas temperaturas, pais também ficam preocupados. Mãe de uma aluna do 2º ano da Escola Municipal Arnaldo Grin, no bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo, a dona de casa Karolai Severo Soares, de 27 anos, acredita que a suspensão das aulas deveria ser aplicada na rede municipal.

  • ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP

Ela conta que sua filha, de 7 anos, chegou a pedir para não ir à aula na terça-feira por conta do calor. “Eu levei todos os dias e deixei ela na escola hoje [terça] novamente porque está no período de início das aulas. Acho ruim ficar faltando”, esclarece.

Karolai, que tem ar-condicionado em casa, conta que na sala de aula há um ventilador para aproximadamente 30 crianças. “Assim como a escola estadual quer parar nesta onda de calor, não acho justo alunos da rede municipal irem para a escola”, frisa.

Smed atenta

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Educação de Novo Hamburgo (Smed) informou que preza pelo conforto dos estudantes nas salas de aula, especialmente nos períodos de calor intenso. Na educação infantil, as escolas costumam realizar atividades com água, além de reforçar os cuidados com a alimentação e a hidratação das crianças. Ao ar livre, todas as brincadeiras ocorrem em locais protegidos do sol, seja na sombra ou nos ginásios cobertos.

  • CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Com relação ao ar-condicionado nas escolas, parte da rede não possui infraestrutura elétrica adequada para a instalação dos equipamentos. Por isso, o município está atuando na reforma das redes, de forma gradual, em todas as instituições que necessitam dessa intervenção. “Em torno 50% das escolas possuem estrutura adequada para a instalação total dos equipamentos. A Secretaria já está fazendo os encaminhamentos para que tudo seja executado”, destaca a secretária de Educação, Simone Schneider. A Arnaldo Grin é uma das instituições que não possuem ar-condicionado em todas as salas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.