Casa Branca quebra tradição e diz que vai decidir quais repórteres podem cobrir Trump

A Casa Branca anunciou que está assumindo o controle da seleção do grupo de repórteres autorizados a cobrir o presidente Donald Trump em ambientes limitados, como o Salão Oval e o Air Force One.

A decisão, divulgada em uma coletiva de imprensa na terça-feira (25), veio um dia após uma audiência em tribunal federal em que a Associated Press solicitou uma ordem de restrição temporária para interromper os esforços da Casa Branca de bloqueá-los do pool de imprensa que cobre o presidente em certas circunstâncias.

O juiz federal dos EUA, Trevor McFadden, recusou-se a emitir a ordem de restrição solicitada pela AP, mas alertou o governo de que a jurisprudência sugeria que a AP poderia prevalecer em seu argumento de discriminação baseada em conteúdo. Ele também questionou por que a Casa Branca havia delegado a responsabilidade pelo pool à Associação de Correspondentes da Casa Branca (WHCA), um agrupamento de organizações de notícias, por décadas.

Ao assumir o controle dos pools, a Casa Branca pode estabelecer seus próprios critérios de participação e não precisará mais justificar a exclusão ativa de determinados veículos. Isso poderia permitir que o governo contornasse qualquer decisão que restabelecesse o acesso do serviço de notícias.

“Essa medida fere a independência de uma imprensa livre nos Estados Unidos. Sugere que o governo escolherá os jornalistas que cobrem o presidente. Em um país livre, os líderes não devem ser capazes de escolher seu próprio corpo de imprensa”, disse o presidente da WHCA, Eugene Daniels, em uma declaração enviada por e-mail na terça-feira.

Daniels afirmou que a Casa Branca não havia dado à WHCA “um aviso prévio” sobre o anúncio de terça-feira.

A disputa entre a Casa Branca e a AP decorre da tentativa da administração Trump de bloquear a agência de notícias quase centenária de participar de eventos do pool, porque seu guia de estilo continua a usar a frase “Golfo do México”, mesmo após Trump ter ordenado que os funcionários federais renomeassem o corpo d’água para “Golfo da América”.

A AP faz parte do pool atualmente selecionado pela WHCA, que representa centenas de repórteres que cobrem a Casa Branca e inclui participantes de uma variedade de mídias.

A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse que, daqui em diante, sua equipe determinaria o pool e incluiria “veículos tradicionais que participaram do pool de imprensa por décadas”, bem como “veículos merecedores que nunca foram autorizados a compartilhar essa importante responsabilidade”.

“Por décadas, um grupo de jornalistas baseados em Washington, a Associação de Correspondentes da Casa Branca, tem ditado quais jornalistas podem fazer perguntas ao presidente dos Estados Unidos nesses espaços mais íntimos”, disse Leavitt. “Não mais — estou orgulhosa de anunciar que estamos devolvendo o poder ao povo.”

Leavitt afirmou que o pool continuaria a ter uma rotação que incluiria, no mínimo, um veículo impresso, um veículo de rádio e uma grande rede de televisão. Ela ofereceu poucos detalhes sobre como a participação seria determinada. A Bloomberg News tem sido um membro permanente do pool administrado pela WHCA.

Essa medida é o mais recente esforço da administração Trump para remodelar ou restringir a cobertura desde seu retorno ao cargo.

No mês passado, a Casa Branca estabeleceu um “novo assento de mídia” na sala de imprensa da Casa Branca, que tem sido amplamente preenchido com veículos simpáticos que usaram suas perguntas para elogiar Trump e suas políticas.

No Pentágono, veículos de mídia tradicionais foram expulsos de seus espaços de trabalho em favor de diferentes veículos — alguns dos quais afirmaram não ter solicitado o espaço. O Departamento de Defesa também reduziu a disponibilidade de acesso a áreas de trabalho comuns, criando dificuldades adicionais para os repórteres.

© 2025 Bloomberg L.P.

The post Casa Branca quebra tradição e diz que vai decidir quais repórteres podem cobrir Trump appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.