DCE da UnB pede exoneração de procurador que trabalhou com Bolsonaro

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade de Brasília (UnB) publicou uma nota exigindo a exoneração de Humberto Fernandes de Moura, nomeado pela reitora Rozana Naves para o cargo de subprocurador-geral da Procuradoria Federal junto à instituição.

Procurador federal desde 2002, Humberto Fernandes de Moura ocupou cargos no governo de Jair Bolsonaro (PL), a partir de 2019. Na Secretaria-Geral da Presidência da República, foi assessor especial e subchefe da Subchefia para Assuntos Jurídicos e subchefe adjunto de Assuntos Institucionais.

Para o DCE da UnB, a nomeação de ex-integrantes da gestão Bolsonaro para cargos públicos representa um “pacto de esquecimento” em relação ao “impacto do governo na pandemia e à tentativa de golpe de Estado”. “Não é tolerável que a Universidade de Brasília conte com a mesma assessoria do governo golpista de Bolsonaro”, reforçou a entidade. Veja publicação:

DCE da UnB pede exoneração de procurador federal

Em nota ao Metrópoles, a Universidade de Brasília informou que os procuradores federais que atuam junto às autarquias e fundações públicas federais são servidores de carreira indicados pela Advocacia-Geral da União (AGU).

Segundo a instituição, a escolha segue critérios estabelecidos pela Procuradoria-Geral Federal (PGF), órgão da AGU responsável pela representação jurídica dessas entidades.

A UnB destacou ainda que as nomeações são realizadas sempre com o objetivo de atender ao interesse público, garantindo a qualidade e a segurança jurídica da instituição.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.