Grupo Wish apresenta nova cultura organizacional

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Natalia Maturana, diretora de RH/Talento e Cultura do Grupo Wish (Divulgação/Grupo Wish)

Há pouco mais de um ano na empresa Natalia Maturana, diretora de RH/Talento e Cultura do Grupo Wish assumiu o desafio de lançar uma cultura organizacional para o grupo hoteleiro. “A companhia nunca teve um projeto como esse, é um marco ter essa conquista no ano em que completa 20 anos de história”, conta. Mais de duas décadas também é a experiência de Natalia em recursos humanos. Com essa trajetória, ela tinha duas certezas: nada que seja imposto top down funciona e os colaboradores precisam ser ouvidos, é aí que mora a cultura.
Para conhecer a realidade da empresa, com 1.500 colaboradores espalhados em nove hotéis, o Grupo contou com a parceria da consultoria empresarial Nexo. Foram quatro meses de visitas presenciais aos empreendimentos, entrevistas com colaboradores e lideranças de todas as frentes e análises.

“Decidimos visitar cada unidade pessoalmente porque entendemos que esse contato é essencial para prestigiar as pessoas da operação. Foi um momento de ouvir, responder dúvidas e reforçar a importância de cada colaborador nesse novo ciclo”, explica Natalia.
O slogan da nova cultura traduz o propósito do Grupo Wish: a valorização do trabalho em equipe da diversidade e do respeito às individualidades. Para Natalia, o ponto de partida foi essencial, “Sem cultura organizacional, não conseguimos dar o pontapé para estruturar, gerir pessoas e atingir resultados dentro de uma empresa. Por isso, começamos por aí”.

Os pilares da cultura – A nova cultura do Grupo Wish é sustentada por quatro pilares principais, representados pela sigla STAR, que traduzem os valores e comportamentos esperados:

S – Simplicidade criativa: correta alocação de recursos e decisões baseadas em dados – com foco em soluções inteligentes e éticas.

T – Times empáticos: promoção de um ambiente de trabalho inclusivo, respeitando a individualidade de cada colaborador e fortalecendo boas relações.

A – Atitude resolutiva: foco na excelência de serviços, com atenção aos detalhes que surpreendem e encantam os hóspedes.

R – Resultados extraordinários: garantir a satisfação de hóspedes, colaboradores e investidores.

Reconhecimento e engajamento

Uma das grandes novidades da nova cultura é a implementação da Participação nos Resultados e Lucros (PRL), que será distribuída pela primeira vez na história do Grupo Wish. Essa medida reconhece os esforços coletivos, do compromisso com a valorização dos colaboradores e reforça que o sucesso do grupo contribui para o sucesso do colaborador individualmente.

Além disso, a diversidade foi central no desenvolvimento da cultura. O Grupo Wish conta com mais de 50% de mulheres em seu quadro de colaboradores, três diretoras no Comitê Executivo e uma representativa presença de colaboradores negros. “Aqui, você pode ser quem você é, sem julgamento. É um lugar para trabalhar com autenticidade”, finaliza a diretora de RH/Talento e Cultura.

 

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