IPVA 2025: Prazo para quitar imposto com até 22,4% de desconto chega ao fim nesta semana; confira

Termina nesta semana o prazo para os motoristas que ainda não pagaram o IPVA quitarem o imposto com desconto de até 22,4%. Quem quiser aproveitar a oportunidade, precisa fazer o pagamento à vista até esta sexta-feira (28).

Prazo para quitar imposto com até 22,4% de desconto chega ao fim nesta semana; confira | abc+



Prazo para quitar imposto com até 22,4% de desconto chega ao fim nesta semana; confira

Foto: Débora Ertel/GES-Especial

A redução pela antecipação é de 3%, mas os proprietários de veículos podem chegar ao benefício máximo deste mês com os abatimentos gerados pelos programas Bom Motorista e Bom Cidadão.

LEIA MAIS: FGTS: Governo vai anunciar liberação de saque; veja quem será beneficiado

Em março, o desconto pela antecipação para quem for quitar o IPVA será de 1%. A redução poderá chegar a 20,8% com os programas de benefícios.

Para quem optou por parcelar o tributo – modalidade que estava disponível para adesão apenas até o fim de janeiro -, vale o alerta: a segunda parcela vence nesta sexta-feira.

Neste ano, não há mais o calendário de vencimento escalonado por placas. Todos os proprietários devem estar com a situação regular até 30 de abril.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

O pagamento pode ser feito pelo site ou pelo aplicativo IPVA RS. Também é possível apresentar o código Renavam e a placa do carro na rede credenciada: Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil (somente correntistas) ou lotéricas da Caixa Econômica Federal. Há ainda a opção por Pix, disponível em mais de 760 locais.

A expectativa da Secretaria da Fazenda (Sefaz) é recolher R$ 5,6 bilhões brutos com o IPVA 2025, valor que é repartido, automaticamente, em 50% para o Estado e 50% para o município em que o veículo foi licenciado. Os números de veículos tributáveis e de arrecadação por cidade são divulgados semanalmente neste link.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.