Kremlin diz que Rússia tem muitos metais de terras raras que EUA precisam

O Kremlin disse nesta terça-feira que a Rússia tem muitos depósitos de metais de terras raras e que está aberta a fazer acordos para desenvolvê-los, depois que o presidente russo, Vladimir Putin, manteve a possibilidade de tal colaboração com os Estados Unidos.

“Os americanos precisam de metais de terras raras. Nós temos muitos deles”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

“Temos nossos próprios planos para desenvolver recursos estratégicos, mas há perspectivas bastante amplas de cooperação aqui”, disse ele aos repórteres.

Putin disse à TV estatal na segunda-feira que a Rússia está aberta a projetos conjuntos com parceiros americanos — incluindo o governo e o setor privado — sob um futuro acordo econômico entre a Rússia e os EUA.

O presidente dos EUA, Donald Trump, prometeu que “grandes transações de desenvolvimento econômico com a Rússia” seriam realizadas.

Peskov disse que ainda há muito trabalho a ser feito para normalizar as relações entre Moscou e Washington antes que qualquer acordo econômico possa ser fechado.

“O próximo ponto da agenda é a questão da resolução da crise ucraniana”, disse Peskov. “E depois, especialmente porque os próprios americanos também falaram sobre isso, será o momento de considerar possíveis projetos relacionados à cooperação comercial, econômica e de investimentos.”

“Quando houver, digamos, um momento de vontade política, estaremos abertos a isso (cooperação em metais de terras raras)”, acrescentou Peskov.

Leia também

Putin indica acordos de exploração de alumínio e terras raras com EUA

O presidente dos EUA, Donald Trump, havia dito mais cedo que seriam realizadas “grandes transações de desenvolvimento econômico” com a Rússia

O que são terras raras?

As terras raras são um grupo de 17 metais usados para fabricar ímãs que transformam energia em movimento para veículos elétricos, telefones celulares, sistemas de mísseis e outros eletrônicos.

A Rússia tem a quinta maior reserva mundial de metais de terras raras, de acordo com dados do U.S. Geological Survey, depois da China, Brasil, Índia e Austrália.

Os EUA e a Ucrânia estão negociando um acordo separado envolvendo metais de terras raras. Trump disse esta semana que o acordo está “bem próximo” de ser concluído. Putin disse na segunda-feira que essas negociações não são uma preocupação para a Rússia.

Leia também

Trump e Macron exibem divergências profundas sobre Ucrânia, apesar de tom amigável

Macron deixou claro que discorda de Trump em questões fundamentais, enquanto eles marcavam três anos desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em 2022

Kremlin reafirma posição contra forças de paz europeias na Ucrânia

Questionado sobre uma afirmação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que a Rússia está aberta ao envio de forças de paz europeias para a Ucrânia, o Kremlin remeteu os repórteres a uma declaração anterior de que tal medida seria inaceitável para Moscou.

A Rússia tem dito repetidamente que se opõe à presença de tropas da aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na Ucrânia, com o ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, dizendo na semana passada que Moscou veria isso como uma “ameaça direta” à soberania da Rússia, mesmo que as tropas operassem lá sob uma bandeira diferente.

Questionado sobre o comentário de Trump, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, absteve-se de contradizer publicamente o presidente dos EUA, mas reafirmou efetivamente a oposição da Rússia à ideia.

“Há uma posição sobre esse assunto que foi expressa pelo ministro das Relações Exteriores da Rússia, Lavrov. Não tenho nada a acrescentar a isso e nada a comentar. Deixo isso sem comentários”, disse Peskov.

The post Kremlin diz que Rússia tem muitos metais de terras raras que EUA precisam appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.