Motorista que arrastou égua no asfalto será remetido ao poder judiciário; entenda

O motorista que foi flagrado arrastando uma égua no asfalto na Estrada do Socorro, no bairro Arroio da Manteiga, será remetido ao poder judiciário. De acordo com o delegado André Serrão, da 2ª Delegacia de Polícia Civil de São Leopoldo, o acusado, um homem de 35 anos, morador do bairro Santos Dumont, compareceu na unidade por volta das 15h desta terça-feira (25) para prestar esclarecimentos.

Carro utilizado para o crime pertence a homem de 35 anos, morador do bairro Santos Dumont



Carro utilizado para o crime pertence a homem de 35 anos, morador do bairro Santos Dumont

Foto: Polícia Civil/Especial

“Ele era cuidador de animais em um terreno na Zona Rural que era cedido para a estadia dos cavalos em troca de prestação de serviços, como capinação e manutenção básica”, conta Serrão.

O delegado afirma que, conforme o cuidador, o proprietário do terreno teria solicitado a remoção dos cavalos, o que o cuidador teria tentado fazer encaixando uma cinta em seu carro para arrastá-lo. “Ele alegou gostar muito de animais e disse que jamais machucaria propositalmente, e que procurou dirigir em baixa velocidade ao fazer isso”, continua.

ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL VS NO WHATSAPP

Ainda conforme André Serrão, foi descartado o crime de Abigeato, que consiste em roubar e abater clandestinamente animais de propriedade privada, como gado bovino ou equino. “O procedimento será finalizado e remetido ao Poder Judiciário, que vai aplicar a pena.”

A probabilidade, segundo o delegado, é que ele seja julgado de acordo com a Lei nº 9.605/1998, que estipula detenção de três meses a um ano e multa em casos de maus tratos a animais. 

Lesões graves

O caso foi flagrado na tarde desta segunda-feira (24), deixando a égua com escoriações graves no corpo e no rosto. O coordenador da Sempa, Luciano Arruda, avistou o Ford Escort vermelho arrastando o animal, que estava amarrado ao para-choque do carro. Ao perceber a presença do funcionário, o motorista soltou a égua e fugiu do local.

Após receber os primeiros cuidados do secretário de Proteção Animal, Cláudio Giacomini, a égua foi encaminhada ao Centro Universitário Cesuca, onde receberá tratamento veterinário. Posteriormente a isso, será levada à unidade da Gestta, em Gravataí – local em que permanecem os equinos resgatados no município.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.