Obra de revitalização da Rua Independência deve ser concluída em maio

A revitalização da Rua Independência, iniciada em outubro de 2023, deverá levar mais tempo do que o previsto para ser concluída. Segundo o engenheiro civil Rogério Inácio Daudt, da Prefeitura, a estrutura de toda a rua (pavimentação, calçadas, instalação de lixeiras e etc), deve levar até o final de maio para ser concluída – e não março, como anunciado pela Prefeitura no dia 8 de janeiro.

Revitalização da Rua Independência  - quadra 8 da Rua Grande



Revitalização da Rua Independência – quadra 8 da Rua Grande

Foto: fotos Amanda Krohn/Especial

Até esta segunda-feira (24), o trânsito na Rua Grande estava liberado para veículos apenas até o final da quadra 5. Na quadra 8, apenas acesso local é liberado. De acordo com Rogério Daudt, cinco quadras já estão prontas, faltando três. Os trechos em andamento são a quadra 6 (entre as ruas Conceição e Lindolfo Collor), a 7 (entre as ruas Lindolfo Collor e São Caetano) e 8 (entre a Rua São Caetano e a Avenida João Corrêa).

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO JORNAL VS NO WHATSAPP

Nas quadras 3 e 4, a estrutura está pronta, faltando os testes na rede subterrânea, que estão em andamento e seguem até o final de março. Nas quadras 5 e 8, a remoção de postes deve levar mais tempo e não possui previsão. Isso porque, segundo o engenheiro civil, além de ainda ser necessário concluir as obras na fiação, esta etapa depende também de trâmites burocráticos.

“Dependemos de autorização da RGE para iniciar os testes com a rede subterrânea, que têm a duração de 30 dias. Só depois dos testes é possível fazer a migração da rede e remover os postes”, explica. Segundo Daudt, além da enchente de maio de 2024 e a necessidade de autorizações da RGE, há outros motivos que levam ao aumento do prazo de conclusão da revitalização.

LEIA TAMBÉM: Escolas estaduais de São Leopoldo adotam horários diferenciados devido ao calorão

“É um trabalho complexo e é a primeira vez que fazemos uma obra dessa proporção, então naturalmente houve dificuldades na execução”, justifica. “Além disso, a revitalização da Praça do Imigrante, na quadra “zero” (chamada assim exatamente por não estar inicialmente inclusa no projeto), não estava no projeto original. Essa parte foi incluída entre março e abril, e logo em seguida ocorreu a enchente”, continua.

O que falta em cada quadra

Quadras zero (da Praça do Imigrante), 1 e 2

Este trecho está concluído com toda repavimentação, passeio público, redes de água e esgoto, obras de cabeamento subterrâneo de energia elétrica e rede lógica) e retirada da antiga fiação aérea.

Quadras 3 e 4

Estrutura da rua totalmente pronta (o que inclui pavimentação e calçadas) e teste da rede subterrânea em andamento. Previsão para finalização é para o final de março.

VIU ESTA?: Motorista é flagrado arrastando cavalo no asfalto em São Leopoldo

Quadra 5

Estrutura da rua pronta (o que inclui pavimentação e calçadas), ainda sem previsão para testes na rede subterrânea e remoção dos postes.

Quadra 6

Nesta quadra, 2/3 da calçada já estão prontos, faltando a aplicação dos paralelepípedos e o acabamento, que consiste na instalação de bancos, lixeiras, floreiras e outros itens. Ainda sem previsão para testes na rede subterrânea e remoção dos postes.

Quadra 7

Está em fase de aplicação dos paralelepípedos, faltando a concretação da calçada e o acabamento. Ainda sem previsão para testes na rede subterrânea e remoção dos postes.

Quadra 8

Está em fase de aplicação dos paralelepípedos, faltando a concretação da calçada e o acabamento. Ainda sem previsão para testes na rede subterrânea e remoção dos postes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.