ONDA DE CALOR: Nova fase do fenômeno trará risco de tempestades fortes ao Rio Grande do Sul

A onda de calor que atinge o Rio Grande do Sul promete uma sequência de dias tórridos, com marcas próximas de 40°C em algumas localidades. Até o momento, o ar mais seco tem predominado. Porém, a partir de quarta-feira (26), o fenômeno entrará em uma nova fase, com episódios de tempestades, por vezes fortes, entre a tarde e a noite.

ONDA DE CALOR: Nova fase do fenômeno trará risco de tempestades fortes ao Rio Grande do Sul | abc+



ONDA DE CALOR: Nova fase do fenômeno trará risco de tempestades fortes ao Rio Grande do Sul

Foto: Observatório Espacial Heller &Jung

A MetSul Meteorologia alerta para a “combinação de ar quente e úmido de origem tropical”. A instabilidade favorecerá a formação de tempestades isoladas entre o Uruguai, o Rio Grande do Sul e o Centro da Argentina nos próximos dias.

LEIA MAIS: PREVISÃO DO TEMPO: Onda de calor seguirá e RS e RJ serão os estados mais quentes do Brasil no carnaval

Ainda nesta terça-feira (25) há possibilidade de pancadas de chuva entre a tarde e a noite. Isso porque, segundo a MetSul, o calor excessivo deve formar supercélulas de tempestade com chuva intensa. As condições seguirão favoráveis a temporais até o próximo fim de semana.

ENTRE NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

Com a atmosfera muito aquecida, haverão episódios de tempestades que podem ser localmente fortes a severas, causando danos. A previsão do tempo indica que os temporais poderão ser acompanhados de rajadas de vento, granizo e chuva volumosa em um curto intervalo, causando alagamentos pontuais.

A MetSul enfatiza que a chuva será mal distribuída. Desta forma, alguns pontos podem ser atingidas por eventos severos enquanto áreas próximas registram pouca ou nenhuma precipitação. “Se tratando de episódios isolados de tempo severo associados ao calor e à umidade, não há como se indicar onde exatamente ocorrerão os temporais fortes, o que só é possível em curtíssimo prazo”, explica a MetSul.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.