Trégua na onda de calor? Veja o que esperar nesta quarta-feira no RS

Pela terceira vez em 2025, o Rio Grande do Sul é atingido por uma onda de calor. Sem trégua desde o fim de semana, os gaúchos tiveram nesta terça-feira (25) mais um dua escaldante, com máximas acima dos 35ºC na maioria das regiões e marcas próxinas de 40ºC em algumas cidades. 

RS vive nova onda de calor | abc+



RS vive nova onda de calor

Foto: Laura Rolim/GES-Especial

De acordo com a rede do Instituto Nacional de Meteorologia, as máximas registradas foram de 39,4ºC em São Gabriel; 39,0ºC em Campo Bom; 38,7ºC em Rio Pardo; 38,4ºC em Santa Maria; 38,3ºC em Teutônia e em São Borja; 38,2ºC em Camaquã; 38,1ºC em Porto Alegre e São Luiz Gonzaga; 38,0ºC em Pelotas; 37,9ºC em Uruguaiana; 37,8ºC em Santiago; 37,7ºC em Quaraí e Alegrete; e 37,0ºC em Dom Pedrito.

Para quem esperava por um alívio, a notícia não boa. Nesta quarta-feira (26), o calor prossegue no território gaúcho. Segundo a MetSul Meteorologia, o sol aparece com nuvens na maior parte do Estado, porém com momentos de maior nebulosidade. “Como a massa de ar quente segue, o sol da manhã e do começo da tarde eleva fortemente a temperatura após amanhecer com mínimas elevadas”, avisa a empresa especializada em meteorologia. 

Os meteorologistas afirmar que é esse fenômeno que trará mais um dia de intenso calor no RS, embora as máximas sejam menores do que nesta terça na maioria das cidades, com exceção do litoral norte. 

O prognóstico da MetSul indica que com mais umidade e calor, áreas de instabilidade se formam durante o dia, principalmente no período da tarde, em vários pontos do Estados com chuva localmente forte e temporais isolados com raios, granizo e vendavais. 

Contudo, a tendência é de mais um dia de temperaturas escaldantes. Nos vales do Sinos, Caí e Paranhana e também no litoral norte as marcas oscilam entre 24ºC e 37ºC, enquanto na Grande Porto Alegre varia de 25ºC a 36ºC. Já na Serra, os termômetros devem ter resgistros entre 18ºC e 32ºC. 

Mais dias de onda de calor

Na quinta-feira (27), o aumento de nebulosidade, pancadas de chuva e até temporais isolados devem impactar no maior aquecimento, não permitindo que as marcas se elevem como na primeira metade desta semana, embora continue quente no Estado. 

Mesmo com previsão de chuva isolada para várias regiões, na sexta-feira (28), o calor volta a aumentar em parte do estado e a temperatura passa de 35ºC em pontos da Grande Porto Alegre e dos vales.

Apesar disso, a MetSul reitera que a onda de calor de se estender até o fim da primeira semana de março. “Com isso, temperaturas altíssimas e muito acima da média de março devem ser esperadas ao longo da semana que vem no estado, ou seja, serão muitos e muitos dias ainda pela frente de altas temperaturas”, alerta a empresa. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.