Ucrânia e Estados Unidos avançam em acordo sobre recursos minerais

A Ucrânia fechou um acordo com os Estados Unidos para a exploração de recursos minerais em território ucraniano, incluindo petróleo e gás, informou o Financial Times. De acordo com a publicação, autoridades ucranianas afirmaram que Kiev está pronta para formalizar o tratado após os EUA abrirem mão do direito a US$ 500 bilhões em receitas potenciais da exploração desses recursos.

“Acordo mineral é apenas parte do cenário. Nós ouvimos várias vezes da administração dos EUA que é parte de uma imagem maior”, disse a vice-primeira-ministra da Ucrânia e ministra da Justiça, Olha Stefanishyna.

O avanço ocorre em meio a uma aproximação entre os dois países. Na segunda-feira (24), o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que Kiev e Washington estavam na fase final de negociações para um acordo que concederia aos EUA uma parcela das receitas ucranianas provenientes de recursos naturais. Trump também mencionou a possibilidade de uma visita do presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, à Casa Branca nos próximos dias para assinar o documento.

Uma versão do acordo acessada pelo The New York Times apontava termos mais favoráveis à Ucrânia do que versões anteriores, mas sem incluir as garantias de segurança solicitadas por Kiev para evitar novas agressões russas.

Nesta terça-feira (25), às 21h, o programa Strike, da BM&C News, recebe o professor de relações internacionais Marcus Vinicius de Freitas para analisar a relação entre Ucrânia e Estados Unidos e outros temas do cenário internacional.

O Strike vai ao ar no canal da BM&C News no YouTube, no canal 579 da VivoTV+, 547 da ClaroTV+, 2045 na SamsungTV Plus, na Pluto TV e também na Sky+.

O post Ucrânia e Estados Unidos avançam em acordo sobre recursos minerais apareceu primeiro em BM&C NEWS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.