Administração Federal de Aviação usará Starlink em espaço aéreo dos EUA

IMG 20250226 WA0024 e1740591878531 Administração Federal de Aviação usará Starlink em espaço aéreo dos EUA

Verizon atualmente tem um contrato de 15 anos com a FAA para modernizar tecnologia do sistema aéreo americano (Reprodução/faa.gov)

A Administração Federal de Aviação (FAA) usará o sistema de internet Starlink, de Elon Musk, para atualizar suas redes de TI que gerenciam o espaço aéreo dos EUA, levantando questões sobre o conflito de interesses de Elon Musk enquanto ele continua cortando empregos na FAA e em outras administrações que chegaram a investigá-lo, assim como suas empresas, no passado.

Os detalhes do contrato não foram imediatamente relatados, embora haja indícios de que a FAA usaria 4 mil terminais Starlink que serão implantados ao longo do próximo ano ou mais, de acordo com a CNN. A Associação está testando o Starlink em dois locais no Alasca, em lugares onde o clima tornou os sistemas tradicionais não confiáveis.

Starlink é o sistema de internet via satélite criado pela SpaceX de Musk. Musk é atualmente o rosto do não oficial “Departamento de Eficiência Governamental” e tem cortado empregos e acessado informações confidenciais de uma variedade de administrações governamentais, incluindo o Tesouro e a FAA, sem a devida autorização.

Mais de 20 funcionários públicos do Serviço Digital dos EUA pediram demissão esta semana em vez de ajudá-lo a “desmantelar serviços públicos essenciais”, depois que o DOGE (Departamento de Eficiência Governamental) absorveu o departamento em um esforço para aparentemente legitimar o departamento sem a aprovação do Congresso, que é exigida por lei para criar novos órgãos governamentais.

No início deste mês, funcionários federais da FAA, incluindo controladores de tráfego aéreo, receberam cartas do DOGE pedindo que renunciassem . O Secretário de Transportes Sean Duffy foi rápido em refutar isso, afirmando que controladores de tráfego aéreo ou aqueles em posições que garantem a segurança não seriam demitidos.

A nação ainda sofre com escassez crítica de controladores de tráfego aéreo . E após uma sucessão de incidentes de segurança de aviões, especialistas foram rápidos em soar o alarme.

A Verizon atualmente tem um contrato de 15 anos com a FAA para modernizar sua tecnologia, mas não está claro se a FAA romperá esse contrato em favor da Starlink.

“A Verizon está trazendo a rede mais confiável do país para a FAA em um momento em que infraestrutura crítica e melhorias tecnológicas são mais necessárias”, disse o porta-voz da Verizon, Rich Young, em uma declaração à CNN. “Estamos no início de um contrato de 15 anos com a FAA que ajudará a agência a modernizar sua tecnologia. Proteger os americanos que dependem de um sistema de controle de tráfego aéreo seguro, protegido e funcional é mais importante do que nunca, e nossas melhorias ajudarão a fazer isso acontecer.”

Parece que os conflitos de interesse de Musk continuam a crescer. No início deste mês, a Associated Press alertou que o envolvimento de Musk na demissão de funcionários do governo poderia beneficiá-lo diretamente ao eliminar as pessoas que investigam suas empresas por más práticas, como a investigação criminal do Departamento de Justiça investigando a verdade das habilidades de direção autônoma da Tesla, investigações de acidentes pela National Highway Traffic Safety Administration ou investigações do National Labor Relations Board sobre práticas trabalhistas injustas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.