Atriz de História de Amor morreu um mês após cirurgia no coração

Conhecida por interpretar Chica na novela História de Amor, a atriz Ilva Niño, morreu de forma trágica um mês após fazer uma cirurgia no coração. Antes disso, a atriz tinha vencido a batalha contra o câncer no intestino.

Nascida em 15 de novembro de 1933, em Floresta (PE), Ilva iniciou sua carreira nas artes no teatro. Nos anos 1960, se mudou para o Rio de Janeiro, onde conquistou mais espaço no teatro. Mantendo a carreira nos palcos, a atriz conquistou espaço na TV em 1971, quando apareceu na novela Bandeira 2.

4 imagens

Ilva Niño ficou eternizada como a Mina, empregada doméstica de viúva Porcina (Regina Duarte) em Roque Santeiro

Ilva Niño na séria Os Roni, do Multishow
Atriz Ilva Niño morreu aos 89 anos
1 de 4

Atriz Ilva Niño marcou história na TV

Divulgação

2 de 4

Ilva Niño ficou eternizada como a Mina, empregada doméstica de viúva Porcina (Regina Duarte) em Roque Santeiro

TV Globo/Divulgação

3 de 4

Ilva Niño na séria Os Roni, do Multishow

Multishow/Divulgação

4 de 4

Atriz Ilva Niño morreu aos 89 anos

Divulgação

Apesar de nunca ter vivido uma protagonista, Ilva se destacou com papéis secundários de grande destaque como Mina, em Roque Santeiro (1985), Valderice em Porto dos Milagres (2001), Dona Bil, em Senhora do Destino (2004) e Maria Epifânia em Cheias de Charme (2012).

No currículo, Ilva teve também as novelas Terra Nostra (1999) e Alma Gêmea (2005). Em História de Amor (1995) ela encantou o público ao interpretar Chica.

Ela foi casada com o dramaturgo Luiz Mendonça, por quase quatro décadas. Juntos, eles tiveram um filho, Luiz Carlos Niño, que morreu em 2005, aos 40 anos.

Morte

A vida de Ilva foi marcada após ela ser diagnosticada com um câncer no intestino, em 2014. Na época, a atriz passou um período afastada da TV enquanto tratava da doença até que se recuperou em 2016.

Em 2024, contudo, a atriz passou por um novo problema de saúde. Aos 89 anos, Ilva ficou internada por um mês, após realizar cirurgia cardíaca, quando sofreu complicações e morreu em 12 de junho.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.