Caravana leva vagas de emprego até a população no Calçadão de Canoas

Nesta quarta-feira (26), quem passou pelo Calçadão de Canoas, no Centro, pôde participar da Caravana de Empregos, organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI). Ao todo, 37 empresas ofereceram mais de mil vagas em diferentes áreas. O número atualizado de participantes deve ser divulgado até o final do dia. 

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP

Primeira edição da Caravana de Empregos acontece no Calçadão de Canoas, no Centro



Primeira edição da Caravana de Empregos acontece no Calçadão de Canoas, no Centro

Foto: Paulo Pires/GES

Um dos candidatos é o estudante de Administração, Kelvin Cardoso de Lima, 18 anos. “Estou procurando na minha área, escritório. Já estou procurando há 2 anos”, conta. O morador do bairro Guajuviras ficou sabendo da ação pela internet. “Eu vi e trouxe o meu currículo”, completa. 

Quem também esteve na fila em busca de uma vaga é a professora Daniara Azeredo, 47 anos. “Estou procurando vagas em mercados, empresas que já conheço. Eu sou professora formada e estou esperando ser chamada pela Seduc [Secretaria Estadual de Educação]. Enquanto não chamam, estou trabalhando assim”, relata. 

As vagas ofertadas são nos setores de engenharia, transportes, serviços, supermercados, entre outros. Empresas de Recursos Humanos (RH) também participam da caravana para direcionar os candidatos para empregadores interessados. 

Toda a ação contou com apoio da van do Procon, como ressalta a secretária-adjunta Michele Godoi. “Eles estão fazendo renegociação de dívidas. Sabemos que muitas vezes é isso o que falta para impulsionar o candidato. Eles também estão apoiando com a impressora para as pessoas poderem imprimirem seus currículos.”

SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!

A caravana é uma chance de conquistar uma vaga de emprego e de aumentar a alcance do já conhecido Feirão de Oportunidades. De acordo com a secretária da SMDEI, Patrícia Augsten, a descentralização é necessária para atingir as metas da pasta. “Um dos nossos objetivos é a empregabilidade dos canoenses. Então, estamos descentralizando, levando para o Niterói, Igara e Nossa Senhora das Graças”, afirma. 

As próximas edições devem acontecer uma vez por mês até maio. Confira as datas:

25 de março: sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no bairro Igara;

16 de abril: nas dependências da Associação Canoense de Deficientes Físicos (Acadef), com vagas para Pessoas com Deficiências (PCDs), no bairro Nossa Senhora das Graças;

8 e 9 de maio: Uniritter, no bairro Niterói.

Qualificação

“Outra meta é a qualificação. Vamos fechar parcerias com as universidades. Somos o segundo maior polo educacional do Rio Grande do Sul e, por isso, temos essa capacidade de promover os cursos para os canoenses”, reforça Patrícia. 

Na ação desta quarta-feira, a parceria foi com uma universidade particular que ofereceu workshops de como se comportar em uma entrevista de emprego e no ambiente de trabalho, palestras e testes vocacionais. “É o básico, mas às vezes é o que falta para a pessoa conseguir um emprego”, ressalta a secretária-adjunta Michele.

A recém-formada no ensino médio Giovanna Santi, 18 anos, veio de Sapucaia do Sul participar. “Eu gostei de fazer esse teste, ver os meus gostos e estou seguindo uma linha de raciocínio coerente. Ciências Econômicas e Direito estão aparecendo bastante nos testes que tenho feito. Apareceu Psicologia e eu não imagina, mas lendo até fez sentido”, conta Giovanna, que também se candidatou para o Jovem Aprendiz enquanto aguarda o resultado do Prouni. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.