Censo: menos de 10% dos indígenas acima de 25 anos têm ensino superior

Apenas 8,6% da população indígena com 25 anos ou mais possuí nível superior completo, aponta o o Censo Demográfico, divulgado nesta quarta-feira (26/2). Em contraste, mais da metade (51,8%) dessa população não tem instrução ou possui apenas o ensino fundamental incompleto. Apesar de baixo, a proporção de indígenas com nível superior completo aumentou cerca de quatro vezes nos últimos 22 anos.

Aqueles autodeclarados pretos e pardos, por sua vez, apresentaram resultados semelhantes entre si.

Entre a população de cor ou raça parda com 25 anos ou mais, em 2022, 12,3% possuíam ensino superior completo e 40,1% não tinham instrução ou possuíam apenas nível fundamental incompleto. Entre a população de cor ou raça preta da mesma faixa etária, essas proporções eram de 11,7% e 40,5%, respectivamente.

De acordo com o levantamento, a população de cor ou raça amarela com 25 anos ou mais apresentava, em 2022, os melhores resultados por nível de instrução: 44,1% possuíam nível superior completo, enquanto apenas 17,6% possuíam o nível “sem instrução e fundamental incompleto”.

Já para a população de cor ou raça branca, na mesma faixa etária, a proporção com nível superior completo era de 25,8% e proporção de pessoas sem instrução com ensino fundamental incompleto era de 29,2%.

Mais pessoas de cor com nível superior

Apesar das diferenças na distribuição da população por nível de instrução serem acentuadas quando é dividida por cor ou raça, a partir do Censo Demográfico 2022, é possível perceber que aumento da proporção de pessoas com nível superior em todos os grupos.

Em um intervalo de 22 anos, a proporção da população branca com 25 anos ou mais que possuí nível superior caiu de quatro vezes maior ao verificado na população de cor ou raça parda e preta para aproximadamente duas vezes. Já a proporção de indígenas na mesma faixa etária com nível superior completo cresceu quatro vezes em relação ao Censo Demográfico de Educação realizado no ano 2000.

Dessa forma, a comparação com censos demográficos anteriores mostra uma evolução dos indicadores. Em 2000, apenas 6,8% da população brasileira tinha nível superior completo. Em 2022 esse número cresceu  para 18,4%.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.