Do vapor ao turbo: 5 carros que revolucionaram a indústria

Enquanto a eletrificação avança em busca de uma mobilidade mais limpa, a história da indústria é marcada por carros que estiveram à frente de seu tempo, introduzindo soluções inovadoras. Muitas das tecnologias que hoje consideramos comuns começaram como ideias revolucionárias em veículos pioneiros.

Desde sistemas de segurança até avanços em desempenho e eficiência, alguns carros foram responsáveis por estabelecer novos padrões na indústria. O cinto de segurança de três pontos, por exemplo, tornou-se um item indispensável para a proteção dos ocupantes, enquanto o turbocompressor, antes restrito à aviação e ao automobilismo, passou a equipar carros de passeio. Confira cinco carros que revolucionaram a indústria.

Fardier de Cugnot

Fardier de Cugnot [prewarcar.com]

Criado em 1769 pelo engenheiro francês Nicolas-Joseph Cugnot, o Fardier de Cugnot foi o primeiro veículo automotor da história. Movido a vapor, era utilizado para o transporte de cargas pesadas, como canhões do exército francês.

Com velocidade máxima de aproximadamente 4 km/h, precisava parar a cada 15 minutos para reabastecer a caldeira. Instável e difícil de controlar, curiosamente também foi o primeiro carro a sofrer um acidente ao colidir contra uma parede em 1771.

Benz Patent-Motorwagen

Benz Patent-Motorwagen  parado de frente e lateral
Benz Patent-Motorwagen [Divulgação]

O Benz Patent-Motorwagen, criado por Karl Benz em 1886, é considerado o primeiro automóvel com motor a combustão interna. Equipado com um motor monocilíndrico de 954 cm³ movido a gasolina, gerava 0,75 cv e tinha transmissão conectada às rodas traseiras por corrente. Em 1888, Berta Benz, esposa de Karl Benz, provou a viabilidade do carro ao dirigir 106 km, de Mannheim a Pforzheim, para visitar sua mãe.

Volvo PV 544

Volvo PV544 foi o primeiro carro equipado com o cinto de segurança de três pontos
Volvo PV544 F [Divulgação]

O Volvo PV 544, surgiu em 1958 substituindo o modelo PV444, sendo o primeiro carro da história a ser equipado com o cinto de segurança de três pontos. Criado pelo engenheiro Nils Bohlin, essa inovação representou um dos maiores avanços na segurança automotiva.

Ford Model T

O Ford Modelo T foi o carro que introduziu o conceito de linha de montagem
Ford Modelo T (Divulgação)

Lançado em 1908, o Ford Model T foi o primeiro carro produzido em massa, reduzindo custos e tornando-se acessível para grande parte da população, tanto nos Estados Unidos quanto globalmente. Além disso, introduziu o conceito de linha de montagem e vinha equipado com um motor de quatro cilindros 2.9 a gasolina, entregando cerca de 20 cv e atingindo até 72 km/h.

Chevrolet Corvair Monza Turbo

Chevrolet Corvair Monza Turbo azul parado com árvores ao fundo
Chevrolet Corvair Monza Turbo [Divulgação]

Até então, turbocompressores eram utilizados apenas na aviação e em carros de corrida. No entanto, o Chevrolet Corvair Monza Turbo, lançado em 1962, foi o primeiro automóvel de produção equipado com essa tecnologia. Seu motor flat-6 2.4 gerava 150 cv, tornando-se uma referência em meio ao Porsche 911 Turbo de 1974 e o Saab 99 Turbo de 1978.

Você conhecia as inovações desses modelos? Compartilhe sua opinião nos comentários!


O post Do vapor ao turbo: 5 carros que revolucionaram a indústria apareceu primeiro em Auto+ TV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.