EUA anunciam “Gold Card”, um visto para imigrantes ricos por US$ 5 milhões

trump

O atual presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a novidade (Divulgação/Library of Congress)

O governo dos Estados Unidos anunciou um novo programa de vistos destinado a imigrantes de alto poder aquisitivo. Chamado de “Gold Card” (ou “Visto Dourado”), o documento custará cerca de US$ 5 milhões e concederá residência permanente aos estrangeiros que o adquirirem. O programa foi apresentado na terça-feira (25) pelo presidente Donald Trump, que afirmou que a iniciativa servirá como um caminho para a cidadania americana.

Segundo o secretário do Comércio, Howard Lutnick, o Gold Card substituirá o atual programa EB-5, que concede residência permanente a estrangeiros que investem em empreendimentos e criam empregos nos EUA. Lutnick alegou que o EB-5 está sujeito a fraudes e oferece residência a valores considerados baixos. Ainda não há detalhes completos sobre como funcionará a nova modalidade, mas Trump afirmou que o Visto Dourado terá “mais privilégios” do que o tradicional Green Card.

Uma estratégia para atrair investimentos

A administração Trump argumenta que a venda do Gold Card ajudará a reduzir o déficit financeiro dos EUA e atrairá novos investimentos estrangeiros. O presidente também sugeriu que empresas americanas poderão adquirir o visto para contratar trabalhadores estrangeiros altamente qualificados.

Modelos semelhantes já foram adotados na Europa, mas geraram preocupações em relação à segurança e à lavagem de dinheiro. Programas de “Golden Visa” em países como Portugal, Espanha e Reino Unido foram reduzidos ou encerrados após recomendações da Comissão Europeia. Questionado sobre a possibilidade de o Gold Card facilitar a entrada de oligarcas russos nos EUA, Trump respondeu: “Sim, possivelmente. Eu conheço alguns oligarcas russos que são pessoas muito boas”.

Mais detalhes sobre o programa devem ser divulgados nas próximas semanas, e as vendas dos vistos podem começar em breve.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.