Nísia inicia transição e promete ir para posse de Padilha

Apesar do processo de fritura desrespeitoso ao qual foi submetida por Lula, a ministra Nísia Trindade decidiu fazer uma transição pacífica para Alexandre Padilha e comparecer à posse de seu sucessor no comando do Ministério da Saúde, no dia 6 de março.

Segundo apurou a coluna, Nísia já começou a transição de gestão nesta quarta-feira (26/2). Ela orientou seus auxiliares na pasta a trabalharem nos próximos dias para entregar à equipe de Padilha relatórios de conjuntura e de ações em andamento na pasta.

4 imagens

Presidente Lula já tinha avisado a aliados sobre a demissão da ex-minsitra

Nísia deve ira para a posse de Padilha
Ex-ministra já começou a transição
1 de 4

Nísia foi demitida na segunda-feira pelo presidente Lula

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

2 de 4

Presidente Lula já tinha avisado a aliados sobre a demissão da ex-minsitra

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

3 de 4

Nísia deve ira para a posse de Padilha

Reprodução

4 de 4

Ex-ministra já começou a transição

Lula Marques/Agência Brasil

Nísia foi demitida do Ministério da Saúde por Lula em reunião na tarde da terça-feira (25/1) no Palácio do Planalto. Ela foi comunicada da saída horas após participar de um evento no Planalto ao lado do presidente sobre parcerias para produção de vacinas.

Fritura

Nísia vinha sendo fritada por Lula nos bastidores há pelo menos duas semanas. Na semana passada, o próprio presidente avisou a diversos auxiliares e aliados que trocaria sua ministra da Saúde e que pretendia nomear Padilha como sucessor dela na pasta.

Funcionária concursada da Fundação Oswaldo Cruz, Nísia estava como ministra da Saúde desde o início do governo Lula, em janeiro de 2023. Agora demitida, ela pretende tirar um período de férias e depois voltar a trabalhar na instituição, sediada no Rio de Janeiro.

Lula, no entanto, avalia indicar a agora ex-auxiliar para alguma função em organismos internacionais na área da saúde. O presidente availia indicá-la para um cargo na Organização Mundial da Saúde (OMS) ou na Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.