O que o prefeito de Novo Hamburgo diz sobre notificações que ameaçam demolir casas em áreas públicas

No final da manhã desta quarta-feira (26), o prefeito de Novo Hamburgo, Gustavo Finck, visitou a família do pedreiro Luiz Fernando dos Santos, 29 anos, uma das que receberam notificações da prefeitura indicando a possível demolição de suas casas.

A visita ocorreu após a decisão do Tribunal de Justiça (TJRS) de conceder uma liminar que impede a destruição dos imóveis e a retirada à força dos moradores enquanto os processos tramitam no Judiciário.

Prefeito Gustavo Finck foi até a casa do pedreiro Luiz dos Santos tranquilizar família mesmo após liminar impedir prefeitura de demolir imóvel | abc+



Prefeito Gustavo Finck foi até a casa do pedreiro Luiz dos Santos tranquilizar família mesmo após liminar impedir prefeitura de demolir imóvel

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

VIU ESSA? Prefeitura confirma que será necessário remover famílias que vivem às margens do dique na Santo Afonso

Durante o encontro, Finck garantiu que nenhuma residência será demolida sem que o município ofereça uma alternativa de moradia digna para as famílias que há décadas ocupam áreas públicas ou verdes. “Nós só queremos regularizar o que o passado não fez. Queremos dar tranquilidade a essas famílias, e elas só vão sair das suas residências quando tiverem uma casa para morar de forma digna”, afirma.

VÍDEO: Construção é demolida pela Prefeitura de Novo Hamburgo às margens da Estrada da Integração

Ele ressaltou que a decisão de trazer tranquilidade às famílias independe de liminares ou notificações expedidas pela própria prefeitura.

“Vim trazer, mais uma vez, a minha palavra, muito diferente de um documento do juiz que dê a garantia da não demolição. Eu vi a angústia da mãe e das crianças e não quero isso para a cidade de Novo Hamburgo”, completa.

O prefeito afirmou, ainda, que o recado vale às demais famílias de Novo Hamburgo que se sentem ameaçadas de terem suas casas demolidas.

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DE NOVO HAMBURGO NO WHATSAPP

“Não estou preocupado com a liminar”

Finck destacou que o município seguirá atuando juridicamente para apresentar suas justificativas ao Judiciário, especialmente para que não sejam normalizadas construções irregulares ou invasões de áreas públicas.

“Na verdade, não estou preocupado com a liminar. A Procuradoria do Município vai se manifestar nos autos para que seja continuada a fiscalização sobre construções em áreas irregulares, principalmente na Avenida dos Municípios, que é um ponto crítico em casos de enchentes”, afirmou.

LEIA TAMBÉM: Homem linchado teria oferecido doce para atrair menina de 9 anos ao estabelecimento dele em Tramandaí

Luiz e a esposa receberam dos advogados Ronaldo Schneider e Roger Samuel Thadeu Goncalves a notícia de que o TJRS concedeu liminar que impede demolição de imóveis | abc+



Luiz e a esposa receberam dos advogados Ronaldo Schneider e Roger Samuel Thadeu Goncalves a notícia de que o TJRS concedeu liminar que impede demolição de imóveis

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

FIQUE POR DENTRO: Moradores de Novo Hamburgo são surpreendidos com notificação para deixarem casas

Segundo o prefeito, o compromisso da atual gestão é resolver gradualmente as ocupações irregulares, sem impor o desamparo às famílias afetadas. “Nós vamos fazer a coisa certa daqui para frente. Se o passado não fez, nós vamos fazer, mas garantindo que essas pessoas tenham moradia digna em locais adequados.”

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

Adicionar aos favoritos o Link permanente.