Overclean: primo de Elmar Nascimento é chave para PF alcançar Codevasf

As investigações da Polícia Federal (PF) no âmbito da Operação Overclean avançam com foco no vereador de Campo Formoso (BA), Francisco Nascimento, primo do deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil). Francisco é apontado como um dos articuladores do esquema de desvio de recursos públicos envolvendo a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Em mensagens interceptadas pela PF, Francisco Nascimento referiu-se ao diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, como “amigo e indicação nossa”. Essas conversas indicam uma reunião planejada entre Francisco e Moreira em Brasília, no final do ano passado, para discutir fraudes em licitações no município de Campo Formoso (BA).

A Operação Overclean investiga desvios em contratos financiados por emendas parlamentares, especialmente aqueles executados pela Codevasf na Bahia.

O inquérito foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF) devido ao suposto envolvimento de Elmar Nascimento. Além das mensagens comprometedoras, a PF identificou transações imobiliárias suspeitas entre Elmar e o empresário Marcos Moura, conhecido como “Rei do Lixo”. Essas transações incluem a troca de um apartamento de padrão inferior por um de luxo, registrado em nome da filha de Moura.

Sigilo

O ministro Kassio Nunes Marques, do STF, impôs sigilo total ao processo relacionado à Operação Overclean, restringindo o acesso aos autos.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) manifestou-se favorável à continuidade das investigações, mas o processo permanece no gabinete do ministro, aguardando a instauração do inquérito.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.